Veja as dicas para sua empresa sobreviver na quarentena do coronavírus

Anúncios

Estamos vivendo em um momento bastante delicado da economia brasileira, o coronavírus obrigou milhares de brasileiros a ficarem em casa para se prevenir da doença e, com isso, muitos negócios estão indo a falência. Se você tem medo que sua empresa não aguente a crise da pandemia, vamos tentar te ajudar com essas dicas para sua empresa sobreviver durante a quarentena do coronavírus.

Confira as 5 Dicas para sua empresa sobreviver durante a quarentena do Coronavírus

Anúncios

1 – Adapte seus serviços para sua empresa sobreviver durante a quarentena


Se você tem um produto ou serviço que pode ser entregue (delivery) na casa do cliente, faça isso. Para sua empresa sobreviver durante a quarentena, adapte-se. Por exemplo, se você é proprietário de um restaurante, ofereça serviços de tele-entrega, inclusive utilizando plataformas como iFood, Rappi, Uber Eats, entre outras. Falamos sobre adaptação de negócios na quarentena neste artigo e, se você quer saber mais, recomendo a leitura.

Se você é um cabeleireiro, manicure, depiladora etc, ofereça atendimento domiciliar, sempre ressaltando a higienização e a obediência às normas da OMS. Já os trabalhadores da área de limpeza podem oferecer serviços de esterilização e desinfecção residencial ou predial. Embora a demanda possa não ser tão alta quanto o normal, ainda assim isso permite que você continue trabalhando e ganhando dinheiro.

Enfim, tente adaptar o seu negócio ao momento atual, tentando sempre levar o produto ou serviço até o cliente da forma mais segura possível.

2 – Use o marketing digital para o seu negócio


A internet está cheia de potenciais clientes. E é nessa hora que você tem que investir em marketing digital para sua empresa sobreviver durante a quarentena. Caso você ainda não tenha feito isso, agora é a hora certa de começar investir em marketing digital. Falamos anteriormente sobre a adaptação do seu negócio para um modelo mais “delivery”. Mas para isso, você também precisa que anunciar para seus clientes que está atendendo de uma forma diferente.

Anúncios

Você precisa criar ações de marketing precisas e direcionadas ao seu público-alvo. Caso você não saiba por onde começar, convém buscar ajuda profissional hoje existem várias agências especializadas em marketing digital. E quem não tem como pagar por isso, pode contar com o apoio do Sebrae e aprender a fazer no curso de marketing digital para empreendedores, sua empresa nas redes sociais e o curso de como vender na internet durante a crise do Coronavírus.

3 – Faça um planejamento financeiro para sua empresa


Neste momento, você terá que rever suas prioridades financeiras para sua empresa sobreviver durante a quarentena. Como os ganhos provavelmente serão afetados, é necessário verificar quais serão as prioridades do seu negócio. Outra necessidade é economizar. Confira onde você pode cortar custos para poder pagar outras coisas que são mais importantes.

Se você não sabe como fazer isso, recomendo também os cursos grátis do Sebrae. Neste sentido, existem os cursos de Planejamento Estratégico para Empreendedores, Estratégia Financeira para o Crescimento e o curso de Gestão Financeira.

Além disso, é importante se programar para diferentes cenários. Por exemplo, como se programar para 3 meses de quarentena? E se na verdade forem 6 meses? Enfim, independentemente de você ser uma pessoa otimista ou pessimista, é necessário estar preparado, e que aconteça o que acontecer, não seja uma “surpresa” para você.

4 – Adquira conhecimento, (Sprender nunca é demais)

Como provavelmente você terá mais tempo livre neste momento, aproveite para adquirir conhecimento. Isso será fundamental para você no momento pós-pandemia, e também para a sobrevivência do seu negócio. Embora não saibamos quando isso terminará, uma hora ou outra a pandemia chegará ao seu fim, e os negócios voltarão ao normal.

É como se fosse uma nova largada da “corrida de mercado”. Você pode largar na frente, caso aproveite esse momento para buscar conhecimento e melhorar tanto sua maneira de vender quanto de produzir ou mesmo de administrar financeiramente seus negócios.

Como você pode ter percebido nos tópicos acima link de alguns cursos de formação do Sebrae para pequenos empreendedores. Esses cursos estão disponibilizados de forma gratuita exatamente para ajudar os micro e pequenos empresários. Aproveite, repense seu negócio e projete sua volta triunfal!

5 – Pegue um empréstimo para sua empresa sobreviver na quarentena

Vários bancos estão liberando empréstimos a juros baixos para diversas empresas, especialmente no caso de Microempreendedor individual (MEI), que são os que mais devem sofrer com as consequências da crise do coronavírus.

Saiba que neste momento, muitos terão a necessidade de recorrer a empréstimos para sua empresa sobreviver durante a quarentena. Muitos negócios estão sem clientes e trabalhavam de forma totalmente presencial. Além disso, essas empresas não são consideradas “essenciais” para a sociedade. E nesse caso, para manter as contas, não tem jeito.

Anúncios

Se você deseja pedir um empréstimo para manter suas contas durante a pandemia, saiba que os bancos reduziram drasticamente a taxa de juros, exatamente para favorecer o micro e pequeno empresário. Caso você já tenha um empréstimo e esteja com dificuldades de pagar, saiba que alguns bancos dão a possibilidade de pausa nas prestasções, para aliviar as contas neste momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *