Liberado a transferência de dinheiro pelo WhatsApp

Publicidade

Agora já é possível fazer transferência de dinheiro pelo WhatsApp. Essa é uma grande novidade divulgada recentemente, além de poder enviar mensagens, vídeos, fotos, fazer chamadas de áudio e de vídeo, será permitido a transferência de dinheiro pelo WhatsApp. Essa novidade é mais uma facilidade que poderá tornar o pagamento de contas entre amigos mais prático.

Quase 130 milhões de pessoas que fazem uso do app já estão aptas a fazer uso desse recurso. A transferência de dinheiro pelo WhatsApp não terá cobrança de taxas pelo serviço, no entanto, nesse primeiro momento só terá acesso a esse recurso quem for cliente de bandeiras de crédito específicas e de algumas instituições financeiras brasileiras.

Publicidade

Como funciona a transferência de dinheiro pelo WhatsApp

Para as pessoas que já estão aptas a fazer uso desse recurso e com o app atualizado, irá surgir um novo item ao selecionar a opção que se parece com um clip, que é a ferramenta na qual fazemos o envio de mídias e fotos. Agora, além de aparecer os ícones de contato, localização, câmera, áudio, imagem, também terá o ícone para fazer a transferência de dinheiro pelo WhatsApp ou receber.

Esse novo recurso está disponível para cerca de 130 milhões de pessoas que são usuários das bandeiras de uma das bandeiras de crédito, Mastercard ou Visa e que seja de algum banco que está participando. As transações podem ser efetuadas com o cartão pré-pago, cartão de débito, combos entre os participantes, porém não podem ser feitas com o cartão de crédito. Outro detalhe, é que por enquanto somente pessoas físicas podem ter acesso a esse recurso. Dessa forma, caso você seja empresário, dono de comércio ou até mesmo de uma empresa de limpeza e tenha CNPJ, esse recurso ainda não está disponível para esse público.

Como fazer transferência de dinheiro pelo WhatsApp ou receber?

Se você está habilitado a fazer uso desse recurso, selecione o ícone que se parece com um clipe ou a opção +, isso irá depender do sistema operacional do seu celular. Após selecionar este ícone, vá para a opção de pagamento e estipule o valor que será transferido, também é permitido enviar uma mensagem para quem irá receber. Feito isso, é só clicar em pagar e digitar a sua senha de segurança. A transferência de dinheiro pelo WhatsApp irá aparecer como se fosse uma mensagem nas conversas, é preciso que o destinatário do dinheiro aceite a transferência. O valor será depositado na conta após a aceitação.

No primeiro acesso, será necessário fazer um pequeno cadastro e fornecer algumas informações básicas, como: declarar que aceita as condições de uso do serviço, elaborar uma senha PIN, fazer o cadastro do cartão de débito ou pré-pago que será usado, informar qual é a instituição financeira e fazer a confirmação dos dados na plataforma. Tudo é bem simples e intuitivo. 

Publicidade

É permitido transferências entre números nacionais e na moeda local. Quem tentar colocar informações que não sejam das bandeiras de crédito permitidas ou de uma instituição financeira que não é parceira, não irá conseguir efetuar a transferência. Para poder fazer uso do serviço é preciso que o usuário informe os dados do cartão e selecione para que ele deseja fazer o envio do dinheiro, a transação será concluída quando o destinatário do dinheiro aceitar a transação. O comprovante de transferência será emitido por meio de uma mensagem na conversa com a pessoa que recebeu o valor.

Proteção contra os golpes

São cerca de 120 milhões de pessoas que usam o app no país e os golpes praticados por meio dele são frequentes, desde roubo de contas até clonagens.

De acordo com informações divulgadas pelo executivo da empresa, existem vários níveis de segurança para que a transação possa ser efetuada e algumas ferramentas usadas são: chave PIN e sistema de biometria. Caso o app seja clonado, o golpista precisará saber quais são os dados contidos no cartão, o que dificulta que os golpes sejam aplicados.

Liberação do Banco Central

Esse recurso foi barrado pelo Banco Central no ano passado, a fim de que fosse feita avaliação do serviço e que a garantia de que o sistema iria funcionar de forma adequada fosse comprovada. Com esse serviço, o usuário pode fazer pagamentos sem ter que acessar o app do banco.

Pagamentos feito para empresas

A opção fazer transferência de dinheiro pelo WhatsApp ainda não dispõe da possibilidade de realizar o pagamento de compras ou serviços, a não ser que o dono da empresa disponha de uma conta para pessoa física destinada a receber esse tipo de transferência. Conforme foi divulgado pela companhia, em breve novas liberações serão feitas e mais pessoas poderão fazer uso desse recurso.

Confira quais são os Bancos participantes 

De início, esse recurso de transferência de dinheiro pelo WhatsApp só é possível para quem tem cartão pré-pago, cartão de débito ou um combo entre os bancos parceiros. Os bancos que participam desse serviço são: Banco Inter, Mercado Pago, Banco do Brasil, Next, Sicredi, Nubank, Woop Sicredi, Itaú Unibanco e Bradesco. Outro detalhe é que o cartão precisa ser emitido ou na bandeira Mastercard, ou Visa.

Veja quais são os Limites 

Paras as transferências de dinheiro pelo WhatsApp há limites, tanto para valores que podem ser transferidos quanto para às vezes que podem ser enviados em uma certo período. O limite máximo que pode ser transferido de uma vez é de até mil reais, sendo que por dia, somente 20 transferências são permitidas. No mês, a companhia estabeleceu um limite máximo de 5 mil reais.

No entanto, esse limite pode ser menor, isso irá depender de cada instituição financeira.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *