Conheça tudo sobre o curso de pedagogia Senac 2021

Publicidade

O Curso de Pedagogia Senac tem a finalidade de formar pedagogos, que podem atuar em diversos ambientes, como empresas de diferentes ramos de atuação, escolas de ensino infantil e fundamental, hospitais e outras.

Além disso, o Curso de Pedagogia Senac conta como diversas cadeiras e ensino de qualidade, para formar profissionais habilitados a atuar no processo de ensino e aprendizagem.

Publicidade

Se você pretende cursar pedagogia, não deixe de ler o artigo, para adquirir conhecimentos sobre o curso, o que se estuda, quanto custa e quanto tempo é para se formar em pedagogia, e como realizar a inscrição.

Sobre o curso de pedagogia no Senac e inscrição

O Curso de Pedagogia Senac tem o objetivo de formar pedagogos, para atuar na docência, da educação infantil, do ensino fundamental, em cursos de nível médio e em cursos de nível profissional. 

Além disso, esse profissional também está apto para atuar na gestão escolar, gestão de serviços, na educação formal e na educação não formal, nas modalidades presenciais e EAD. 

O Curso de Pedagogia Senac é EAD, ou seja, ensino à distância, e o pedagogo está habilitado para realizar planejamentos, coordenação realização de processos educativos, assim como, avaliar o andamento dos mesmos. 

Publicidade

A inscrição no Curso de Pedagogia Senac pode ocorrer de forma presencial, na unidade onde o interessado quer estudar, o mesmo precisa levar apenas um documento de identificação, comprovante de residência e comprovante escolar. 

Mas, se preferir a inscrição também pode ocorrer no site da Senac do seu estado, para isso:

  1. Vá até o site oficial da Senac: www.ead.senac.br;
  2. Opte pela localidade ao qual você quer estudar;
  3. Informe os dados requeridos e selecione a opção “Inscrever”.

Feito isso, é necessário ir presencialmente na unidade Senac escolhida, para validar a matrícula. No site, informa a data e a lista de documentos que você precisa apresentar.

Por fim, vale lembrar que para estudar no presente curso é necessário ter concluído o ensino médio, ter acesso à internet, ter um e-mail válido e ter flexibilidade para fazer duas avaliações semestrais presencialmente.

O que se estuda no curso de pedagogia?

O Curso de Pedagogia Senac, visa formar profissionais que atuarão nos processos de ensino e aprendizagem, por isso o que estuda no presente curso são: métodos pedagógicos, o papel do docente no processo de ensino e aprendizagem, sistemas pedagógicos, como é o aprendizado dos alunos e como os conteúdos são assimilados por eles.

As cadeiras do Curso de Pedagogia Senac são teóricas, e exigem do estudante dedicação e leitura.

Além disso, o estudante de pedagogia vai estudar áreas como: composição e disposição do sistema de educação, suas normas e leis, sistema de avaliação educacional, políticas de administração; psicologia da educação, como a área psicológica contribui para a educação, com ênfase nos processos de aprendizagem em ciclos da vida distintos; didática do professor, ao qual estuda metodologias, técnicas, planejamentos para serem aplicados no ensino, aulas e avaliações, pensando no aluno e sua realidade; literatura infantil, onde aborda metodologias e técnicas, para o docente inserir a literatura e leitura no ensino infantil; letramento e alfabetização; ensino sobre as matérias da educação básica: língua portuguesa, matemática, geografia, ciências naturais e história; técnicas para avaliar a aprendizagem e o rendimento dos alunos.

Quanto tempo leva para se formar em pedagogia?

O Curso de Pedagogia Senac tem a duração de 4 anos, sendo 3208 horas de aulas, visto que muitos conteúdos devem ser abordados, para que o profissional esteja preparado para atuar como docente, no processo de ensino e aprendizagem na escola, cursos, ou até mesmo esteja preparado para gerenciar ambientes ou atuar neles, com base na importância da educação e desenvolva as competências e habilidades necessárias. 

Quanto custa o curso de Pedagogia EAD?

O valor do curso de pedagogia EAD, varia conforme o estado, a faculdade que você irá estudar, se será totalmente EAD ou semi presencial, que mescla a modalidade EAD e presencial.

Mas, em média o valor do curso de pedagogia EAD, é em conta, onde as parcelas, geralmente variam entre 300,00 reais á 500,00 reais.

Quem faz pedagogia pode trabalhar em quê?

A área de atuação do profissional formado em pedagogia, está cada vez mais amplo no mercado de trabalho, não sendo restrita apenas a docência tradicional.

Sendo assim, de forma tradicional o pedagogo pode atuar na sala de aula com a docência no ensino infantil, fundamental e em cursos de nível profissional e médio. Mas também, pode trabalhar como gestor pedagógicos em instituições não governamentais e governamentais, em entidade prestadores de serviços sociais que desempenham processos de educação nos setores de lazer e recreação, educação social, saúde, educação no trânsito e outras, pode trabalhar como assessor pedagógico em serviços de comunicação como televisão, revistas, editoras, serviços de difusão como bibliotecas, museus.

O que se aprende no curso de pedagogia?

O Curso de Pedagogia Senac tem uma matriz curricular rica, onde o aluno aprenderá sobre o processo de ensino e aprendizagem e tudo que está atrelado a ela.

Dessa forma, o estudante estudará conteúdos mais gerais como sociologia da educação, que aborda conteúdos sobre a relação da educação e sociedade, a formação das pessoas, dos grupos sociais e como ocorrem as transformações escolares; estrutura e disposição do sistema de educação, onde estudará as normas e leis da organização da educação do Brasil.

Como também, matérias mais específicas do ensino como: letramento e alfabetização, onde o estudante de pedagogia estudará as principais metodologias de ensino da língua escrita, literatura infantil onde aborda métodos e técnicas para inserir a literatura e leitura na educação infantil; ensino das matérias da educação básica, são elas: língua portuguesa, matemática, história, geografia e ciências naturais; técnicas para avaliar a aprendizagem e o rendimento escolar do aluno.

Por fim, o curso tem em sua matriz curricular, matérias que visam auxiliar o profissional a desenvolver competências e habilidades necessárias ao docente como a cadeira de didática, que tem a finalidade de preparar o profissional para planejar aulas, avaliações, plano de ensino.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *