Como tirar a segunda via do IPVA? Confira o passo a passo

Anúncios

Com o início do ano vai chegando o momento de realizar o pagamento de diversos impostos tais como o imposto sobre propriedade de veículo automotor (IPVA). Caso você tenha perdido estou comendo veja como emitir a segunda via do IPVA. Trata-se de um documento extremamente obrigatório para os condutores.

Caso você seja parado em alguma ação policial que esteja transitando sem esse documento de licenciamento você pode acabar tendo seu veículo apreendido, receber multa e pontos na sua carteira de habilitação. É de suma importância que você realize o pagamento do IPVA dentro do prazo, assim como a quitação de multas e taxas de emissão para o certificado de registro de licenciamento de veículo.

Anúncios

O Detran anualmente envia o boleto para pagamento do IPVA para o endereço do proprietário. Caso aconteça de você não receber o seu carnê para pagamento do IPVA ou até mesmo tenha perdido o desejo de realizar o pagamento de forma antecipada você pode realizar a solicitação deste documento por meio da internet. 

Como tirar a segunda via do IPVA? Passo a passo

Para solicitar a segunda via do IPVA o primeiro passo é acessar o site do Detran referente ao seu estado via internet. Antes de iniciar a solicitação procure informações como o Renavam e a placa do seu veículo. Existem casos onde é necessário realizar a criação de um login e senha no portal do proprietário. Após realizar login e senha e inserir os dados que são solicitados na tela inicial automaticamente o sistema irá disponibilizar o boleto da segunda via do IPVA. O valor do imposto pode variar de acordo com o Estado e com o modelo do veículo cadastrado. 

Como ver valor do IPVA 2021?

Você pode verificar o valor do IPVA 2021 realizando o consulta na ferramenta disponibilizada pela secretaria da fazenda a chamada calculadora de IPVA. Na página inicial do site você deverá informar o número da placa do seu carro e o Renavam. Após informar esses dados, clique em consultar e irá aparecer o valor do IPVA 2021 atualizado de acordo com o juros caso haja alguma dívida pendente.

O site possui um layout auto explicativo muito fácil de ser manuseado capaz de realizar a indicação do valor do IPVA 2021 de forma muito rápida e simples. Autoatendimento do sistema irá disponibilizar o boleto e você pode escolher qual é a forma de pagamento se será à vista com desconto ou parcelado. O parcelamento pode variar normalmente ele fica em até três vezes consecutivas. Conduzir um veículo com IPVA atrasado é considerada infração gravíssima além de ocasionar multa, ponto na carteira o seu veículo pode ser apreendido caso seja parado em alguma ação policial.

Anúncios

Com o atraso do pagamento do IPVA o proprietário corre o risco de cair na lista dos inadimplentes fazendo com que seja bem mais difícil conseguir solicitar alguns produtos financeiros tais como empréstimo ou financiamento. Todas as informações sobre emissão, pagamento e segunda via do IPVA podem ser observadas no site do Detran de cada estado. 

Como parcelar o IPVA atrasado?

Caso você deseje realizar o parcelamento de uma dívida atrasada do IPVA você pode acessar a página da dívida ativa da procuradoria, clicar em “consultar” e depois em “consultar débito”. Ao selecionar a forma de pagamento vai existir uma opção de parcelamento. É necessário apenas clicar em cima do botão para escolher a melhor forma de pagamento, podendo ser feito em até 10 vezes. Ao concluir o processo será possível realizar a emissão do termo de adesão ao acordo além das guias de recolhimento. Autoatendimento do sistema disponibiliza o boleto e você pode escolher qual é a forma de pagamento se será à vista com desconto ou parcelado. 

Qual é o prazo para pagar?

Devido a pandemia da covid-19 e os índices cada vez mais alarmantes em todo país fizeram com que os Detrans adotassem um calendário um pouco mais diferenciado com relação aos prazos de pagamento das taxas, como é o caso do IPVA 2021. Para o ano de 2021 tendo muitas limitações sejam elas financeiras sobre realização dos pagamentos ou prazo para quem possui veículos com placas de final 1, 2 e 3 é até o dia 31 de maio de 2021. Para que você fique atento às datas e prazos referentes ao pagamento do IPVA 2021 você pode conferir no carnê que foi enviado para sua casa pelo Detran ou até mesmo realizar consulta pelo site do órgão. 

Quanto tempo demora para baixar dívida ativa IPVA?

Após realizar o pagamento e comprovado haver a regularização da situação que levou ao endividamento relacionado ao IPVA, o órgão ou entidade responsável pela emissão do registro terá o prazo de 5 dias úteis para realizar a baixa da dívida ativa. Você pode tentar se organizar para realizar o pagamento do IPVA dentro do prazo para não chegar ao ponto de estar com dívida ativa. 

Anúncios

Isenção IPVA 2021

A isenção do IPVA sofreu algumas alterações de 2019 para 2020. Receber a isenção do IPVA 2021 apenas as pessoas com deficiência física severa ou profunda que permita a condução do veículo automotor especificamente adaptado e customizado conforme a situação individual de cada pessoa. Também é possível realizar a solicitação deste benefício às pessoas que possuem uma deficiência visual, física, mental severa ou profunda, autistas que sejam incapazes de dirigir um veículo automotor. Nesses casos citados anteriormente é necessário indicar uma terceira pessoa para realizar a condução do automóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *