Programa Brasil Sorridente: Inscrição de dentista gratuito pelo SUS

Anúncios

Os implantes possuem um alto custo de aquisição, mas é possível consegui-los gratuitamente ou praticamente a preço de custo pelo programa Brasil Sorridente. Se você está pensando em fazer o seu, confira se é possível!

Veja também:

Anúncios

Aplicativos para duplicar pessoa

Descubra quem mexe no seu celular escondido

Aplicativos para remover fundo da foto

É possível fazer implante dentário gratuito pelo SUS?

O SUS é um sistema de saúde bastante reconhecido e elogiado inclusive internacionalmente por permitir que os cidadãos brasileiros tenham acesso a procedimentos relacionados à saúde de forma gratuita.

Anúncios

Sabemos que há demora para atendimento e isso pode ser um complicador em casos mais graves, mas muitas vezes é a única opção de muitos cidadãos pela falta de condições financeiras.

Como citamos anteriormente, um procedimento de implante dentário pode chegar até 16 mil reais e por isso, o procedimento em grande maioria dos casos acaba não sendo acessível, mas com o SUS é possível conseguir o seu implante de forma gratuita ou pagando apenas parte do valor através do programa Brasil Sorridente. 

O SUS e o Programa Brasil Sorridente 

O SUS,  sigla para Sistema Único de Saúde, é um complexo sistema de saúde público gratuito e um dos maiores do mundo. Ele oferece aos cidadãos brasileiros, atendimento médico integrado de forma gratuita desde sua gestação até o fim da vida.

Por meio do Brasil Sorridente, os cidadãos podem conseguir seu implante dentário gratuitamente. O programa está em funcionamento desde 2004 e ele oferecia inicialmente serviços mais simples de ortodontia como restaurações, drenagens, curativos, extração de dentes etc. 

A partir de 2011, os implantes dentários foram inseridos nos possíveis procedimentos a serem realizados e para participar basta ter o cartão do SUS cadastrado na sua cidade de residência e verificar se o serviço está disponível na sua localidade, pois atualmente apenas 19 cidades no país contemplam o procedimento. 

Quem pode solicitar o implante dentário pelo programa Brasil Sorridente?

O primeiro passo para ter acesso ao programa Brasil Sorridente é ver se você possui os pré-requisitos como: ter mais de 18 anos, possuir cartão SUS, ter boas condições periodontais, espaço para prótese adequada e não ter doenças sistêmicas. 

Além disso, você deverá se atentar ao número máximo de implantes permitidos, já que o SUS estipula um máximo de 6 implantes por paciente. Se for preciso mais do que esse limite, o paciente precisará aguardar 2 anos e dar entrada no processo novamente. 

Como o implante dentário pelo programa Brasil Sorridente é feito?

O implante dentário é realizado e planejado em softwares para computador, utilizado pelo dentista que escolhe o local onde o implante será colocado no osso mandibular do paciente. 

O procedimento é cirúrgico, por isso, o paciente acaba tomando uma anestesia local onde será implantado um cilindro de titânio no osso abaixo da gengiva. Esse cilindro funciona como a raiz do dente e o implante é realizado diretamente nele.

A cirurgia mesmo sendo pouco complexa, exige que sejam feitos pontos (suturas) na gengiva por isso é preciso tomar os cuidados pré e pós cirúrgicos para evitar complicações. 

Anúncios

A cirurgia normalmente tem duração estimada de 2 horas, podendo variar de acordo com o número de implantes definidos. Após a instalação do cilindro de titânio, é preciso aguardar 8 meses para implantar o dente não-natural de forma definitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *