Veja as Principais tipos de empréstimos e suas características

Pegar um empréstimo é algo que em alguma etapa da vida acaba se tornando necessário, uma vez que emergências sempre aparecem, e nem sempre estamos totalmente preparados financeiramente para elas.
Desse modo, para muitos será o primeiro contato, onde pode ter muitas dificuldades em saber qual o ideal para você.
Nesse artigo vamos falar os principais tipos de empréstimos e suas características, para você escolher aquele que melhor se encaixe com a sua necessidade.

Quais os Principais tipos de empréstimos e suas características

Saber os principais tipos de empréstimos para você é algo essencial, para assim pegar aquele com as melhores condições e melhores taxas de juros.
Sendo assim, confira os principais tipos de empréstimos e as características marcantes de cada um deles:

Empréstimo pessoal com e sem garantia

Esse é um dos mais comuns hoje no mercado, onde é uma das primeiras opções quando falamos em empréstimos.
Dessa forma, ele é tão procurado, pois não é vinculado a nada, onde você pode pegar o dinheiro e usar como quiser, além de que ele será disponibilizado de acordo com o resultado.
Ou seja, como o próprio nome já diz, é um empréstimo único, onde cada pessoa recebe o seu valor de acordo com a sua análise de crédito.
Portanto, as regras a respeito de pagamento e quantidade de juros, podem variar bastante de pessoa para pessoa, e também se será com ou sem garantia.
Além disso, existe a opção com garantia, onde você coloca um bem como garantia de pagamento, e assim obtém melhores condições, com taxas menores e dentre outras coisas.

Empréstimo Consignado

Esse é um dos empréstimos que é mais indicado, uma vez que ele possui as menores taxas de juros do mercado.
Porém, nem tudo são flores, e ele é bem mais limitado, uma vez que é descontado diretamente da folha de pagamento.

Ou seja, apenas quem recebe beneficio do INSS, servidores públicos ou colaboradores de empresas credenciadas, podem estar solicitando esse tipo de empréstimo.
Além disso, a burocracia é um pouco maior, uma vez que o contratante precisa aprovar o empréstimo, e também ele não pode comprometer todo o seu salário.

Rotativo
Se você é uma pessoa que usa bastante o cartão de crédito, certamente você já tenha ouvido falar sobre esse tipo de empréstimo.
Sendo assim, os empréstimos rotativos, são financiamentos automáticos gerados quando você não faz o pagamento completo da fatura do seu cartão.
Ou seja, quando você não paga o valor todo, o banco empresta aquele dinheiro, e você paga novamente no decorrer das parcelas.
Porém, esse é um dos menos indicados, pois as taxas de juros são altíssimas, onde facilmente você pode perder o controle.

Cheque especial

Poucos sabem, mas o cheque especial também entra na categoria de empréstimos, e também pode ser solicitado.
Logo, ele é um empréstimo que funciona como um crédito que é aprovado de acordo com a sua conta bancária.
Ou seja, caso não desativado, quando sua conta está negativa, você facilmente pode vim a pedir esse valor.
Na maioria das vezes não é uma opção muito viável, pois, dependendo do tempo de uso, facilmente você pode descontrolar as dívidas e ter problemas para vim a pagar.
Os juros podem variar de acordo com o tempo de utilização, porém limitados a apenas 8% mensal.

Compartilhe

One thought on “Veja as Principais tipos de empréstimos e suas características

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *