Já conhece o PIX? Veja como fazer transferências sem custos e a qualquer momento

Anúncios

O PIX é uma ferramenta de envio de dinheiro muito prática, que surgiu com o intuito de facilitar as transferências digitais e oferecer mais segurança nas operações. Além disso, a plataforma não depende de horário comercial dos bancos, ou seja, pode realizar transferências 24 horas por dia.

Como funciona o PIX?

Pix é um recurso que aparecerá em aplicativos móveis para clientes de bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Ao concluir uma transação – fazer um pagamento ou enviar dinheiro – basta selecionar Pix no aplicativo como forma de realizar a operação. Porém ele funciona por meio de chaves, que serão responsáveis pela identificação das contas.

Anúncios

Para registrar o Pix, você deve primeiro criar uma chave Pix. A chave Pix é a representação do endereço de sua conta no sistema do Pix. Para criar uma chave Pix, uma pessoa física ou jurídica precisa utilizar um dos quatro métodos de identificação a seguir: CPF / CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória.

A chave aleatória é uma forma de receber Pix sem inserir dados pessoais. Funcionará como o login, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que será a identificação da conta do destino da quantia enviada. Vale ressaltar, que a chave aleatória possibilita gerar um QR Code para realizar as transações com segurança máxima e mais praticidade.

Para que serve o Pix?

O PIX é um sistema de realização de transferências e pagamentos instantâneos que permite transações 24 horas por dia (inclusive finais de semana e feriados). Mas é preciso considerar que este não é apenas mais um método de pagamento: o PIX é um avanço tão importante que está mudando a dinâmica geral do mercado financeiro brasileiro.

Esta mudança é necessária. O ecossistema bancário do Brasil é um dos mais avançados no cenário mundial, mas estávamos limitados a métodos de transferência e pagamento, isso antes do Pix. Por exemplo, se já tínhamos a tecnologia que permite enviar dinheiro através do seu celular em apenas alguns segundos, não fazia sentido concluir a transação em algumas horas ou dias. Com o PIX o dinheiro enviado cai na conta de destino imediatamente.

Anúncios

Quem não tem Pix recebe Pix?

A chave Pix pode ser cadastrada por opção para simplificar as transações realizadas. O próprio Banco Central que criou esse método de pagamento recomenda a criação de uma chave Pix para tornar esse método de transferência mais eficaz. No entanto, a chave não é obrigatória, portanto, pode-se enviar e receber Pix sem registrar nenhuma chave.

E o que fazer para enviar dinheiro para pessoas que não têm uma chave Pix? A pessoa deve primeiro entrar no aplicativo do banco onde está localizada a conta onde o dinheiro será enviado. Esta aplicação pode ser uma aplicação de um banco, uma empresa de pagamentos, uma empresa financeira ou uma empresa fintech onde a pessoa é um cliente.

Em seguida, o usuário deve clicar na opção “PIX” e, em seguida, transferir. Não é necessário inserir a chave, mas sim os dados bancários da pessoa que deseja enviar o dinheiro, como o número da conta, agência e CPF.

O processo é o mesmo que fazer TED ou DOC. Lembre-se de que a condição para que PIX realize transações é que o banco ou empresa fintech opere com o sistema de pagamento instantâneo PIX. Essas chaves são usadas apenas para simplificar todo o processo. Mas, enquanto o banco puder administrar esse sistema, qualquer um pode desfrutar do tratamento isento de impostos de Pix. O destinatário terá o dinheiro depositado na conta em menos de 10 segundos

O que são as chaves Pix?

Na definição de Banco Central, as chaves Pix são “apelidos usados ​​para identificar sua conta”, isso quer dizer que, são códigos que representam sua conta no sistema do Pix.

Funciona da seguinte maneira: se você é cliente de um banco que oferece os serviços do Pix, sua conta poderá enviar e receber dinheiro por meio desse sistema. Para simplificar este processo, você pode registrar uma ou mais chaves nesta conta, então você só precisa passar a chave para receber o valor e não todos os dados.

Como fazer um PIX?

Com o surgimento do PIX, não se fala muito em transferência mais, a moda agora é “fazer um PIX”. Então, como fazer uma transferência PIX?  Para transferir pelo sistema de pagamento instantâneo, você precisa apenas ter dinheiro disponível no saldo de sua conta, e ter os dados da conta do destinatário ou simplesmente a chave PIX dele para realizar a transação.

Quais foram os primeiros bancos a implantar o PIX?

Embora o PIX seja uma ferramenta muito eficaz e que oferece muitas funcionalidades simplificadas, não são todos os bancos e instituições que aderiram o PIX. Os primeiros bancos a aderir esta ferramenta foram uns dos maiores do Brasil, Caixa e Banco do Brasil, assim como a consideram como a melhor fintech, o Nubank.

Vantagens de usar o PIX

  • Deve gerar um custo menor a empresas, MEIs e também aos prestadores de serviço;
  • Ele é gratuito para as transações online entre bancos diferentes e entre pessoas física;
  • Facilidade na hora de realizar troca de instituição para utilização do sistema;
  • Funciona 24 horas por dia nos 7 dias da semana;
  • Não paga tarifas avulsas TED e DOC.

Como o PIX pode ajudar os pequenos e médios empreendedores?

Veja a seguir as funções do PIX que foram listadas por especialistas que podem ser capazes de ajudar os pequenos e médios empreendedores.

O dinheiro cairá na conta na hora

Com o Pix, os clientes poderão fazer pagamentos por meio de QR Code e até através de transferências instantâneas. Atualmente, ao realizar pagamento com cartão de débito ou boleto, o dinheiro leva em média de 2 a 5 dias para entrar na conta do estabelecimento, além dos impostos.

Menos taxas ao pagar

Por exemplo, para pessoas físicas, a economia nas taxas nas operações de TED ou DOC incentivará as pessoas a gastar mais com a ferramenta. Isso vai gerar mais receita para a empresa. A empresa também poderá cadastrar chaves Pix para pagamento, ganhando assim mais rapidez na gestão do fluxo de caixa.

Atrai mais clientes

Usando a nova ferramenta PIX, os empreendedores terão a possibilidade de conquistar mais clientes. Isso porque os consumidores só precisam usar seus smartphones para fazer pagamentos, sem a necessidade de cartões, boletos ou dinheiro.

Anúncios

Portanto, com uma forma de pagamento facilitada e moderna, uma pequena ou média empresa pode abrir as portas para o sucesso. Pois além de ter o gerenciamento da empresa facilitado, poderá atrair mais clientes, devido a possibilidade de pagamento facilitado e à vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *