Confira como ter direito ao implante dentário gratuito pelo SUS

Anúncios

As pessoas hoje sabem que a saúde bucal é totalmente relacionado a saúde e a qualidade de vida das pessoas, vai muito além de estéticas. E para que possa apoiar no método de sustentar a saúde de todos os brasileiros. O SUS (Sistema Único de Saúde) gerou o plano chamado Brasil Sorridente. Este plano foi formado com intuito de trazer total acesso de todos os cidadãos brasileiros, fornecendo diversos profissionais na área de saúde bucal, ou seja, os dentistas.

O Ministério da Saúde vem fazendo diversas pesquisas para investigar se a população esta tendo realmente cuidado com seus dentes, uma pesquisa mostrou em torno de 55,6% dos brasileiros ainda não tem acesso a tratamentos para a saúde bucal, outra pesquisa feita foi que em cerca de pelo menos 11% de pessoas maiores de 18 anos já perderam pelo menos 1 dente na sua vida, dente permanente.

Anúncios

Este é o principal motivo para criar este programa do Implante Dentário Gratuito pelo SUS para ajudarem as pessoas a começar a tomar cuidados com seus dentes.

Projeto Brasil Sorridente

Este projeto foi criado no ano de 2003, com o proposito de promover saudade a todos os cidadães brasileiros, todo mundo sabe a grande importância que os dentes têm na vida 

da gente, pois ele serve para diversas coisas como ajudar na alimentação auxiliando na mastigação de todos os alimentos, sem falar no papel de estética que ele tem, afinal quem nunca sonhou em ter um dente bonito não é mesmo?! A saúde da nossa boca é sem questões de dúvidas uma questão importante na vida de todo mundo, é basicamente qualidade de vida nas pessoas. Vou deixar abaixo uma lista de todos os serviços oferecidos por este maravilhoso programa:

  • Extrações de dentes;
  • Limpezas dentarias;
  • Exames para saber se tem câncer bucal, infecções;
  • Restaurações;
  • Aplicação de flúor;
  • Retirada dos sisos;
  • Tratamento de cáries;
  • Aparelho dental gratuito;
  • Biópsias;
  • Cirurgias.

Implante dentário pelo SUS

Primeiramente iremos explicar o que são implantes dentários e para quer serve. Bom os implantes são basicamente cirurgias que são feitas para repor dentes que aquela determinada pessoa perdera seus dentes por alguma razão. Eles usam uma ferramenta chamada de cilindro de titânio, que são colocador nos ossos dentários logo abaixo da gengiva com o intuito de simular a raiz do seu dente e em cima do implante é colocado novos dentes.

Anúncios

Este projeto foi criado para todas as pessoas que quiserem ter acesso, mas ele é um projeto criado pelo SUS e quem não tem condição financeira de realizar estes projetos odontológicos terão consequentemente prioridades para a realização de implantes, mas isso não ira impedir de outras pessoas fazerem suas inscrições para participarem. Outro fator importante é saber se este projeto esta disponível na sua região e estado e para que você possa ter esta informação, é só entrar no site oficial do projeto.

Em casos do estado que você mora estiver na lista dos participados é só ir ao seu posto de saúde, marcar a consulta com o dentista para ele avaliar a sua situação e em seguida marcar outras consultas para da início ao tratamento.

Todos podem fazer o implante dentário? E quais são as contraindicações?

Este tratamento foi criado especialmente para as pessoas que perderam dentes independentes de qual motivo foi, e caso ainda tiver um dente perdido o dentista precisa-rá extrair estes dentes para dar prosseguimento ao tratamento. Este método fornecido pelo SUS é realmente para a saúde bucal, e não para estética, então quem desejar fazer algo por beleza, consequentemente devera procura por outro tipo de tratamento.

E para quem deseja realizar este procedimento e quer saber se exste alguma contraindicação, bom vamos la! Primeiramente é super necessário esta com um estado de saúde ótimo, as pessoas que tem alguma doença como diabetes, anemia, infecções, doenças crônicas e pressão alta poderão sim, fazer este procedimento, porem é necessário ter um médico para fazer todo o acompanhamento, para possivelmente no futuro não venha agravar casos destas doenças citadas.

As contraindicações para este procedimento é para quem faz o uso do medicamento dos bifosfonatos que são utilizados em doenças como a Paget, ele causa remodelação óssea então infelizmente não é possível. Outro ponto também são as crianças e adolescentes que não tenham acabado o ciclo ósseo de crescimento, essas pessoas não podem realizar, pois, vai interferir no crescimento da face.

Como é feito o implante dentário e quais os exames necessários?

A forma mais comum de realizar o implante dentário é utilizando a tomografia computadorizada, onde a cirurgia é totalmente programada primeiramente pelo computador e depois na boca, isto tudo é um planejamento que é super necessário para que tudo ocorra bem. O paciente sera totalmente anestesiado, em seguida o dentista usara a incisão com o bisturi, com intuito de ver qual a área que ira ocorrer o implante dentário e fazer a colocação nos ossos.

Em seguida eles irão colocar e farão suturas que servira para unir bordos da gengiva que foi aberta. Esta cirurgia vai levar em média de 2 horas, tudo ira variar por conta de quantos implantes serão colocados, porem tudo vai de caso para caso. É necessário esperar uns 8 meses para que os dentes definitivos sejam colocados.

Antes de qualquer tipo de procedimento é de extrema importância que os pacientes façam exames para avaliarem todo o osso bucal e como está posicionada abaixo da gengiva. A seguir deixarei os exames necessários:

Anúncios
  • Radiografia panorâmica que servira para mostrar a altura que esta o osso;
  • Tomografia computadorizada: este exame mostrara tudo com mais precisão.

Estes são apenas os mais importantes, mas é sempre recomendado fazer outros em casos de pessoas que tenham outros tipos de doenças como foi citado a cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *