Identidade digital: Aplicativo disponível para fazer a sua

Anúncios

Se você puder ter sua identidade no telefone, isso facilitará sua vida diária? Pois é, sei que isso já pode ser conseguido através da identidade digital! Em 2020, a Polícia Estadual de São Paulo (SP) lançou um app gratuito, basta apontar a câmera para o QR Code no verso da sua carteira de identidade para obter uma nova carteira online. Desde então, outros estados brasileiros também começaram a desenvolver seus próprios aplicativos de emissão de identidade digital. 

Veja também:

Anúncios

Aplicativos para duplicar pessoa

Descubra quem mexe no seu celular escondido

Aplicativos para remover fundo da foto

Claro, esses arquivos digitais se mostram promissores, pois são acompanhados de avanços tecnológicos, além de proporcionar mais segurança e praticidade ao cidadão brasileiro. Portanto, a identidade digital pode simplificar o dia a dia de uma pessoa, possibilitando solicitações de produtos e serviços financeiros, atendendo órgãos oficiais, instituições e cartórios, e requer apenas documentos válidos no telefone. 

Anúncios

Desta maneira, como o RG, outros registros já contam com suas opções virtuais, como: título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de trânsito, CPF e outros documentos. No entanto, nesse conteúdo, você aprenderá como obter sua identidade digital e poderá entender os detalhes dessa nova identidade.

O que é RG digital?

A identidade digital é uma iniciativa da Polícia Civil de SP, que criou o primeiro app em que uma versão digital da carteira de identidade pode ser publicada e uma segunda via do RG pode ser solicitada por meio da Internet. Porém, o arquivo virtual não atende à necessidade de emissão de um RG físico, entretanto, o aplicativo permite acessar a identidade no telefone e baixá-la em formato PDF no aparelho.

Portanto, a versão da identidade digital é aceita como documento de identificação válido em todo o país, assim como a cédula de papel. Outro ponto interessante é que o titular poderá utilizar o novo modelo de carteira de identidade, onde poderá agregar os seguintes dados:

  • Condições especiais de saúde; Cartão do trabalhador; CNH; certificado militar; cartão nacional de saúde (SUS); fator Rh; identidade profissional; nome social (conforme necessário); PASEP / NIS / PIS; tipo sanguíneo e título de eleitor.

Porém, informações adicionais só aparecerão no novo RG depois da apresentação dos documentos que comprovem cada especificação no site do problema regulamentado.

Como tirar Carteira de Identidade Digital

Nesse método passo a passo de obtenção de documentos de identidade digital, os cidadãos devem ter 16 anos ou mais e ter cópias impressas dos documentos emitidos no Estado de São Paulo a partir de fevereiro de 2014. No entanto, o verso do ID deve conter um QR Code, pois você deverá ler o QR Code. Então, vamos para o passo a passo:

  • Primeiro, baixe o app RG Digital SP em seu dispositivo iOS ou Android;
  • Abra o aplicativo e toque no botão “Adicionar RG Digital”;
  • Você deve apontar a câmera do telefone para o QR Code na parte interna (traseira) do cartão de identificação físico e, em seguida, selecionar “Ler código QR” e conceder permissão ao aplicativo para tirar fotos;
  • Em seguida, aceite os termos de uso e política de privacidade clicando em “Li e concordo com os termos”;
  • Então, clique em “Iniciar Reconhecimento” para realizar o reconhecimento facial e à prova de vida;
  • Depois da confirmação de sua identidade, crie uma senha de quatro dígitos para visitar o aplicativo RG Digital;
  • Digite a senha novamente para confirmar, se desejar, você pode habilitar a opção de impressão digital do telefone;
  • Após aguardar a confirmação da emissão do RG virtual, clique em “Visualizar RG”;
  • Prepare-se! Você conseguiu emitir sua identidade digital. Portanto, para acessá-lo, basta clicar em “RG Digital” na tela principal do aplicativo.

Por último, navegue pelas funções do app e observe que você pode publicar uma segunda cópia de sua identidade física, exportar o documento PDF para o seu telefone ou compartilhá-lo “online”.

Para que serve o QR Code da carteira de identidade digital?

O código QR impresso na identidade física é usado para provar a autenticidade do novo ID. Portanto, o código no verso (dentro) do documento traz informações sobre a identidade e consta no banco de dados oficial.

Anúncios

Todas as carteiras de identificação emitidos no estado de SP incluem um código QR, e a versão digital do RG pode ser usada, desde fevereiro de 2014. Porém, quem ainda possui a versão antiga do arquivo pode solicitar a cópia no posto de emissão do estado onde o novo modelo está disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *