Guia de turismo senac curso 2021 – Informações e Inscrições

Anúncios

Atualmente a qualidade de vida é uma prioridade para muitas pessoas, não basta viver, tem que viver com a melhor qualidade que for possível, com isso, o número de pessoas que optaram por fazer viagens aumentou nos últimos tempos. Para isso, é preciso que o turismo esteja preparado para recepcionar esses viajantes, tanto de viagens nacionais quanto internacionais. Com esse aumento de viagens, ocorre um aumento na demanda de guias de turismo capacitados, com habilidade de apresentar as diferentes culturas, tradições e costumes encontrados em cada região, também é preciso ter conhecimento técnico no setor, uma boa opção para quem deseja enveredar por esse caminho é fazer o curso de guia de turismo senac.

O Senac já atua no mercado há mais de 70 anos e é uma instituição especializada em ensino técnico. Se você deseja trabalhar com turismo, o curso de guia de turismo senac com certeza é um excelente investimento, com ele você poderá se preparar e estar qualificado, com habilidades e conhecimentos técnicos necessários para ser um bom profissional e se destacar no mercado.

Anúncios

O que é o curso Técnico em Guia de Turismo?

O curso técnico em guia de turismo senac é um curso preparatório, no qual o aluno será capacitado a acompanhar grupos de pessoas durante viagens, passeios ou excursões, tanto no país quanto no exterior. O guia de turismo senac poderá atuar como um profissional que dá assessoria e assistência a visitantes e viajantes, ele é responsável por fazer a apresentação dos pontos turísticos e locais, bem como informar sobre a história do lugar, as tradições, os costumes típicos e curiosidades que julgar interessante sobre o local ou povo que vive ou vivia naquela região.

Com o intuito de atender a uma demanda, os cursos técnicos promovem uma capacitação de forma rápida e eficiente de profissionais, para que eles possam ingressar a curto prazo no mercado de trabalho, como é o caso do guia de turismo senac, que forma profissionais especializados na área e turismo.

O que se estuda no curso de guia de turismo Senac?

Geralmente, o curso técnico de turismo senac dura em torno de 1 a 3 anos e o cursista estuda disciplinas das áreas de meio ambiente, cultura e comunicação. A grade curricular é dinâmica e voltada para promover a capacitação de forma qualificada, para que os profissionais formados sejam eficientes e consigam ingressar de forma rápida no mercado de trabalho. Veja algumas das disciplinas que podem ser vistas no decorrer do curso de guia de turismo senac:

  • Localização;
  • Técnicas de condução;
  • Instrumentos da comunicação;
  • Ambiental e cultural;
  • Técnicas de interpretação e outras.

Quanto tempo dura o curso de Guia de Turismo?

Um curso técnico em guia de turismo senac pode ter duração de 1 até 3 anos, isso irá depender do conteúdo programático previsto para o curso.

Anúncios

Quanto custa um curso de guia turístico?

O valor de um curso técnico de guia de turismo pode variar conforme a instituição que você escolher para fazer o curso. Geralmente, o valor da mensalidade de um curso como este é de cerca de 200 reais, podendo variar para mais e para menos. Outro detalhe que também deve ser observado é se a instituição cobra alguma taxa para fazer a matrícula.

Quais são as funções de um guia de turismo?

Confira quais são as atribuições que um guia de turismo tem em seu dia a dia de trabalho:

  • Ele é responsável por dar orientações, fazer o acompanhamento dos viajantes, repassar informações aos grupos e pessoas durante a realização de visitas ou excursões, sejam municipais, urbanas, interestaduais, estaduais, em passeios fora do país ou dentro do país;
  • Fazer o acompanhamento de grupos ou de pessoas durante viagens no país;
  • Prestar toda a assistência necessária e orientar os passageiros em questões relacionadas à viagem, tais como: despachar a bagagem, se localizar nos terminais de desembarque e embarque, sejam marítimos, aéreos, ferroviários, fluviais ou rodoviários;
  • O guia de turismo deve estar sempre portando o seu crachá de identificação que foi emitido junto ao ministério do turismo, é importante que o crachá esteja bem visível.

Qual é o salário de um guia de turismo?

Os guias de turismo são divididos em níveis 1, 2 e 3. Conforme essa classificação ocorre variações entre os salários. Para um guia de turismo classificado como nível 1 a média de salário é de cerca de aproximadamente 1500 reais. Enquanto um profissional de nível 2 recebe em média cerca de pouco mais de 1700 por mês. Já os guias de turismo de nível 3 podem receber, em média, cerca de 2600 reais. Esses valores podem variar de acordo com o local onde ele trabalha e com a empresa para quem ele presta serviços.

Vale ressaltar que quanto mais capacitado for o guia de turismo mais ele pode ser bem remunerado pelos seus serviços.

Como obter a carteira de guia de turismo?

O ministério do turismo está fazendo uso da tecnologia na tentativa de fazer com que o setor seja impulsionado no país. Ele realizou modificações que tornaram o site de cadastro mais moderno e também atualizou as carteiras para os profissionais que trabalham como guia de turismo no país. 

A carteira pode ser obtida de forma totalmente gratuita por meio de um cadastro que deve ser feito através do site Cadastur. A carteira conta com um QR Code que pode ser acessado através de leitores de QR Code no celular, isso faz com que a identificação do guia seja feita de uma forma mais fácil. Para quem trabalha como guia de turismo, é obrigatório emitir a carteira.

Para os guias de turismo que ainda estão fazendo uso da carteira no modelo antigo, mas que ainda não tenha expirado o prazo de validade não é obrigatório fazer a troca, somente será necessária quando o profissional precisar fazer a renovação do documento.

O que é preciso para ser guia de turismo internacional?

Para quem deseja se tornar um guia de turismo internacional, é preciso ter fluência na língua que foi escolhida para trabalhar, essa fluência deve ser comprovada mediante apresentação de um certificado de proficiência.

Anúncios

 O curso de guia de turismo internacional tem uma duração de no mínimo, 6 meses e o total de duração irá depender do conteúdo programático que o curso escolhido tem, bem como do desempenho do aluno nas disciplinas, conhecimentos técnicos, desenvolvimento das habilidades necessárias, comprovação das competências mínimas e também, das experiências vivenciadas pelo aluno. As participações feitas pelo aluno no decorrer das viagens técnicas e da desenvoltura por ele apresentada também são fatores que contribuem para o tempo total de duração do curso. Confira algumas habilidades que um guia de turismo deve ter, tanto nacional quanto internacional:

  • Ele deve ser criativo;
  • É preferível que ele tenha um bom humor;
  • Ele deve saber como lidar com o público variado;
  • Ter paciência é fundamental;
  • Ser carismático;
  • É preciso que ele tenha bom senso e trate a todos de forma igualitária e imparcial;
  • Um guia de turismo precisa saber se comunicar bem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *