FGTS: Saiba como consultar o saldo em 2021

Anúncios

Saiba que o FGTS pode ser uma ótima opção, para aqueles que necessitam quitar dívidas, realizar um novo empreendimento, entre outros. No entanto, a maioria das pessoas não sabe como pode tem no seu saldo para poder realizar o saque desejado. Pensando nisso, preparamos esse artigo contendo informações sobre como você pode estar consultando o seu saldo do FGTS. 

Devido à crise causada pelo Covid-19, o governo federal realizará os pagamentos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), haverá duas formas diferentes de pagamento. Sendo assim, poderá obter o FGTS por meio do saque-emergencial ou através do saque aniversário do FGTS, para os funcionários que escolheram essa modalidade.

Anúncios

Saque emergencial do FGTS

O governo divulgou a liberação do saque-emergencial do FGTS para as contas inativas e ativas dos funcionário, disponibilizado no limite em R$1.045 para cada conta do FGTS. O governo disponibilizou como uma medida com tempo determinado devido à pandemia causa pelo coronavírus.

Saque-aniversário

O saque-aniversário se encontra acessível para todos os funcionários que tem em suas contas do FGTS saldos. Lembrando que é para os empregados que optaram por essa modalidade, caso tenha escolhido a alternativa tradicional, não é possível receber o saque-aniversário.  

Sendo assim, os trabalhadores poderão fazer o saque do FGTS anualmente nada data de aniversário ou nos meses seguintes. Importante destacar que nos casos de demissão os funcionários que decidiram escolher o saque-aniversário recebe somente uma multa de 40% do FGTS.

Calendário do saque-aniversário

Com base no que falamos anteriormente, é importante saber o calendário do saque-aniversário do FGTS. Vale lembrar que o calendário é conforme a data de nascimento do funcionário. Portanto, segue a ordem:

Anúncios
  • nascidos em janeiro e fevereiro: saques de abril a junho;
  • nascidos março e abril: saques de maio a julho;
  • nascidos maio e junho: saques de junho a agosto;
  • nascidos julho: saques de julho a setembro;
  • nascidos agosto: saques de agosto a outubro;
  • nascidos setembro: saques de setembro a novembro;
  • nascidos outubro: saques de outubro a dezembro;
  • nascidos novembro: saques de novembro a janeiro do ano seguinte;
  • nascidos dezembro: saques dezembro a fevereiro do ano seguinte.

Além disso, o usuário poderá estar fazendo uma simulação da quantia a receber do saque-aniversário, basta acessar o aplicativo do FGTS ou através da página da Caixa Econômica Federal.

Como consultar o saldo do FGTS?

Há diversos métodos para realizar consultas do seu FGTS, entre eles, se encontra a consulta por meio virtual na página da Caixa Econômica Federal, de forma simples e rápida. Antes de fazer a consulta, é necessário que o trabalhador tenha cadastro para poder vincular a conta ao FGTS.

Em primeiro lugar, é necessário acessar a página da Caixa Econômica Federal, em seguida, basta preencher os dados e documentos solicitados, como CPF, NIS ou seu email. Após esse processo, basta fazer o cadastro da sua senha, por meio da seção “cadastrar senha”. Depois, é só fazer o preenchimento do formulário com dados solicitados.

Quando fizer o cadastro da senha e preencher o formulário, confirma e defina a senha para acessar a página, após isso, basta confirmar. E, para conclusão, é só acessar a mesma página e realizar o login digitando o CPF, email ou NIS e a senha cadastrada. 

Para visualizar o saldo disponível, clique na seção FGTS no canto superior esquerdo da tela e, depois, clique em “EXTRATO” ou “EXTRATO COMPLETO”. Se preferir, pode optar a consulta do extrato via SMS. Para isso, basta clicar em FGTS e em “SERVIÇOS NO CELULAR”, só preencher o número do celular e fazer a confirmação. 

Como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo

Outro método bastante prático para consulta do FGTS é através do aplicativo. Nesse caso, é necessário fazer download do aplicativo por meio da loja do seu celular, disponível para iOS e Android. 

Quando baixar o aplicativo, se não possuir login, faça o cadastro com seus dados. Para isso, basta preencher o seu CPF, nome completo, data de nascimento, email e crie uma senha e, em seguida, realize o login no aplicativo de forma rápida e simples.

Com isso, você poderá visualizar o saldo disponibilizado no seu FGTS. Além disso, permite que o usuário possa verificar todas as transações movimentações efetuadas na conta do seu FGTS.

Como consultar o FGTS pelo CPF?

Para consultar o FGTS por meio do CPF, o primeiro passo é fazer uma consulta ao PIS por meio da página Meu INSS. Com isso, você pode ter o PIS como utilidade para realizar a consulta na página do INSS. 

Em seguida, basta realizar a consulta do seu FGTS utilizando o seu PIS, por meio da página oficial da Caixa Econômica ou por meio do aplicativo exclusivo FGTS. Para isso, como mencionamos anteriormente, basta realizar o login com o PIS e a senha, caso não possua cadastro, basta realizar de forma simples.

Como vimos, você pode fazer o acompanhamento do seu saldo do FGTS por meio de vários métodos, como a página da Caixa Econômica Federal, usando o aplicativo e/ou até recebimento do saldo via SMS, basta optar pela opção mais conveniente para o seu caso.

Anúncios

Pronto! Agora você sabe como pode está realizando o login no seu FGTS e fazer consulta do seu saldo, tudo de forma simples e rápida. Se gostou do nosso conteúdo e deseja receber mais informações ou dicas relevantes, basta navegar por toda nossa página, sempre mantemos nossos usuários bem informados. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *