Curso de Informática SENAC: Tudo que precisa saber

Anúncios

Ter um curso profissionalizante no currículo pode abrir diversas portas no mercado de trabalho. As chances de isso acontecer aumentam ainda mais se esse curso for de informática, uma área que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. Isso porque, tendo em vista o fato de que é cada vez mais comum que as empresas, até mesmo as pequenas, se modernizem, elas passaram a exigir funcionários que acompanhem essa tendência. Nesse contexto, o curso de informática SENAC pode ser uma boa escolha.

Para te ajudar com tudo o que você precisa saber sobre o curso, criamos esse artigo informativo. Nele, você que tem interesse em se inscrever sobre o curso, saber mais informações, entre outras coisas, descobrirá coisas como: o que o curso de informática SENAC oferece, quais são os pré-requisitos para se inscrever e muito mais, confira!

Anúncios

O que é o SENAC?

Fundada há mais de 80 anos, o SENAC surgiu em São Paulo como sendo um Serviço de educação profissionalizante. Com ele, o objetivo principal é formar pessoas para atuarem no mercado de trabalho nas mais diversas áreas, por exemplo, através do curso de informática SENAC, do curso de bombeiro civil, curso de cuidador de idoso, de design thinking, entre outras coisas.

O que é o curso de informática do SENAC?

O SENAC, visando oferecer aos seus alunos boas oportunidades de emprego, possui em seu currículo diversos cursos profissionalizantes, por exemplo, os de informática, que são o tema deste artigo. Basicamente, a empresa oferece dois tipos de curso: o de informática básica, que ensina às pessoas leigas os primeiros passos sobre como usar um computador e o de técnico em informática, que é um curso profissionalizante.

No que diz respeito ao curso de informática básica, ele é oferecido para pessoas de todas as idades. Com ele, os alunos aprendem habilidades simples que devem ser usadas no dia a dia de uma empresa para melhorar o desempenho, por exemplo, é ensinado como usar o pacote office, como navegar na internet, como resolver alguns problemas simples que possam aparecer no dia a dia usando um computador, entre outras coisas.

Já no que se trata do curso técnico, como dito anteriormente, ele é profissionalizante. Sendo assim, as pessoas que concluírem esse curso, teoricamente, devem sair de lá capazes de resolver problemas como: montar e desmontar um computador, instalar programas e softwares, formatar as máquinas, noções a respeito de aplicativos de computador e diversas outras coisas, já podendo trabalhar na área.

Anúncios

O que você irá aprender no curso de informática SENAC?

Os dois cursos de informática oferecidos pelo SENAC são muito bons e destinados a grupos específicos. Nesse contexto, é muito importante que você saiba quais são os conteúdos ministrados em cada um deles antes mesmo de se inscrever. Abaixo, explicaremos um pouco mais sobre isso.

  1. Curso de informática básica:
  • Noções básicas de programas do Office (por exemplo, PowerPoint, Excel e Word);
  • Conceitos básicos sobre software e hardware;
  • Atualização de programas já existentes no computador;
  • Instalação de novos programas no computador;
  • O básico sobre como funciona o sistema operacional Windows e sua área de trabalho;
  • Como integrar aplicativos;
  • Uso de internet explorer e suas ferramentas de pesquisa (por exemplo, filtros, entre outras coisas);
  • Noções de sustentabilidade, cidadania e ética;
  • Noções básicas de marketing pessoal
  • Noções básicas de empreendedorismo;
  • Noções básicas de inovação, planejamento e desenvolvimento profissional;
  1. Curso técnico em informática:
  • Implantação de aplicativos para computação;
  • Desenvolvimento de softwares;
  • Assistência para o integrador de projeto;
  • Rede de computadores;
  • Noções sobre monitoramento, configuração e instalação de sistemas operacionais;
  • Diversos tipos de serviços de informática;
  • Instalação de software e de hardware;
  • Montagem e desmontagem de computadores;

Como funciona a metodologia usada no curso de informática SENAC?

A metodologia de ensino adotada em um curso pode fazer toda a diferença no sucesso dos alunos. Nesse contexto, por serem dois cursos de informática distintos, eles oferecem também uma metodologia distinta. Por exemplo:

  1. Curso de Informática básica: metodologia baseada na estimulação do pensamento lógico por parte do aluno. Além disso, esse é um curso bastante prático, no qual os estudantes terão a oportunidade de ver por conta própria e de forma bastante intuitiva como as coisas funcionam;
  2. Curso técnico de informática: a metodologia desse curso é baseada na resolução de problema, em estudos de casos, entre outras coisas, com a adoção da junção entre a teoria e a prática;

Quais são os pré-requisitos mínimos necessários para conseguir se inscrever no curso de informática SENAC?

Para se inscrever em algum dos cursos de informática do SENAC, o aluno deve apresentar os seguintes pré-requisitos:

  • Ter 15 anos ou mais;
  • Ter completado o ensino fundamental II ou estar cursando ele;

Caso preencha esses pré-requisitos, basta ter em mãos o seu documento de identificação original com foto (pode ser RG, CNH ou carteira de trabalho) e o CPF para fazer o cadastro. Nesse caso, lembre-se: os cursos do SENAC são pagos e alguns deles podem chegar a até mil reais. Porém, caso você não tenha condições de pagar, pode fazer o seu cadastro para participar do programa de bolsas da instituição.

Anúncios

Como se inscrever no curso de informática do SENAC?

Se inscrever no curso de informática do SENAC é fácil e rápido. Para isso, basta entrar no site oficial da instituição (https://www.senac.br), escolher a unidade do SENAC onde você deseja fazer o curso e verificar se ela possui vagas disponíveis para esse curso. Caso positivo, ao fim, basta que você preencha as informações básicas que o site te solicitar e, depois, aguarde até que o SENAC entre em contato com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *