Como sacar auxílio emergencial 2021?

anúncio

Muitas pessoas que têm direito de receber o auxílio ainda não sabem como fazer o saque do seu dinheiro, mesmo que essa operação não seja algo difícil de realizar. Porém, pensando em ajudar essas pessoas, preparamos um artigo para informar como sacar auxílio emergencial, não deixe de conferir!

Como consultar auxílio emergencial na Dataprev?

Em maio de 2020, a Dataprev lançou um site para consultar o auxílio emergencial online. Quem se inscreveu para receber 600 reais ou 300 reais para atendimento emergencial em 2020, ou que queira acompanhar o andamento do novo auxílio emergencial 2021, pode fazê-lo online, veja a seguir como consultar auxílio emergencial dataprev.

anúncio

De acordo com a Dataprev, o portal agora pode ser usado para consultar o auxílio emergencial cadastro pelo CPF dos candidatos. Segundo a empresa, o objetivo é tornar transparentes os procedimentos de análise, processamento, aprovação e pagamento.

Da mesma forma, por meio do site Dataprev, em 2020, foi possível lutar contra atendimentos emergenciais rejeitados ou cancelados na tentativa de sacar o benefício.

Com o lançamento do novo edital do auxílio emergencial 2021, o site da Dataprev também deverá ser utilizado para acompanhamento do processo e saber se você tem o auxílio emergencial aprovado. 

Você pode consultar o auxílio emergencial dataprev seguindo os passos abaixo:

anúncio
  1. Entre na página www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou www.consultaauxilio.dataprev.gov.br;
  2. Adicione os seus dados solicitados, como o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento;
  3. Por fim, clique em “Enviar”.

De acordo com o comunicado da Dataprev, quem se cadastrar para o recebimento do auxílio emergencial poderá acompanhar todos os detalhes da solicitação, como o resultado, a data de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além do comunicado caso seja rejeitado. Agora que você já sabe como consultar veja a seguir como sacar auxílio emergencial.

Como sacar auxílio emergencial 2021?

Os saques do auxílio emergencial 2021 continuam da mesma forma de como era a etapa inicial, os beneficiados terão que seguir uma escala de liberação definida por datas. Mas afinal, como sacar auxílio emergencial? Quem tiver direito ao auxílio emergencial bolsa família, fará o saque normalmente como faria o saque do próprio bolsa família. Para os demais a caixa disponibilizou um aplicativo exclusivo para recebimento do auxílio, o Caixa Tem, com ele o beneficiário poderá emitir uma autorização para saque direto nas lotéricas ou usar o dinheiro disponível no saldo da conta para realizar pagamentos ou transferências para outras contas.

Como sacar o auxílio emergencial na caixa?

O saque do auxílio emergencial bolsa família na caixa é realizado com o próprio cartão do bolsa família, como se fosse sacar o bolsa família normalmente. Para os demais beneficiados, eles devem usar o aplicativo Caixa Tem para emitir a autorização de saque, assim que emitir, você deve ir até a lotérica com o seu celular e mostrá-lo para o atendente do caixa.

Tem que sacar o auxílio emergencial?

Na teoria, quem fizer a solicitação do auxílio, é porque necessita do dinheiro, portanto, o dinheiro teria que ser retirado para cobrir as suas necessidades. Porém, não é obrigatório fazer o saque do dinheiro, há a possibilidade de fazer a transferência ou pagamento através do Caixa Tem, como já mencionamos acima. Porém há também a possibilidade do beneficiado não querer sacar o dinheiro e devolvê-lo ao governo, e isso é perfeitamente possível.

Além de ser possível devolver o dinheiro por opção, caso perceba que não é apto a receber o benefício, também há os casos de pessoas que solicitaram o auxílio mesmo sabendo que não tinham direito, e agora estão sendo obrigadas a devolver.

Como devolver o auxílio emergencial?

O auxílio emergencial é uma medida destinada a ajudar as pessoas que perderam sua renda com a nova pandemia do coronavírus. Ela já foi fornecida a mais de 63 milhões de pessoas, mas nem todos atendem aos padrões. O governo explicou como eles devem devolver o benefício. Quando foi anunciado, esse benefício, foram informadas algumas condições aos elegíveis, inclusive estar abaixo do teto de renda e não ter vínculo empregatício.

Onyx Lorenzoni, Ministro dos Assuntos Civis, disse: “há pessoas que se enganam, outras que agem de má-fé e um grupo incluído de forma equivocada, mas é um percentual muito pequeno”.

Quem pretende devolver o dinheiro do auxílio ou quem deve devolver o dinheiro por não atender ao requisitos, deve seguir os passos abaixo:

  1. Visite o site www.devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br;
  2. Fornecer o CPF do titular do benefício;
  3. Escolha a forma de pagamento da “Guia de Recolhimento da União” (GRU);
  4. Quem optar pela opção “Qualquer Banco” deverá informar o endereço (para a opção “Banco do Brasil” este passo não é necessário);
  5. Selecione a opção “Não sou um robô” e emitir a GRU;
  6. Portando a GRU você pode fazer o pagamento do valor recebido até o momento por meio de um canal do banco (internet, terminal de autoatendimento, guichê).

Tem prazo para sacar o auxílio emergencial?

Os beneficiários do auxílio tem prazo para sacar o dinheiro, caso não saque dentro do prazo, o dinheiro voltará para o governo. O prazo para a transferência, pagamentos ou retirada do auxílio emergencial é de 90 dias a partir do depósito na conta poupança digital. Para o grupo do Bolsa Família, o período é maior: 270 dias. Após o prazo, os recursos não utilizados serão devolvidos ao cofre do governo. Isto acontece porque o auxílio é concedido para os necessitados não sofrerem tanto com as dificuldades causadas pela pandemia, portanto, passando tanto tempo sem ser utilizado o governo estenderá que o beneficiado não estará necessitando dele.

Qual dia para sacar o auxílio emergencial?

Quem se cadastrou pelo app e site da Caixa reiniciou o cronograma de pagamento do atendimento emergencial 2021 no dia 6 de abril. Na semana passada, o Ministério da Cidadania divulgou um cronograma, que contempla todas as datas para os quatro novos lotes de atendimento emergencial. Para o grupo Bolsa Família, o pagamento terá início em meados de abril de acordo com o calendário do próprio programa.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou o novo regulamento dos parlamentares em entrevista coletiva realizada no dia 18 de março com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que estipula quem receberá o Novo pagamento. Cada família terá apenas um membro beneficiado, e haverá 4 novas parcelas entre R$ 150 e R$ 375.

O número de cidadãos agora é menor, serão contabilizados 40 milhões de brasileiros, antes eram 68 milhões no ano passado.O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou que os informais e autônomos cadastrados pelo app e site da Caixa serão os primeiros a receber o dinheiro. Confira a seguir o calendário do pagamento do auxílio emergencial:

anúncio

Como transferir o auxílio emergencial no caixa eletrônico?

A transferência do dinheiro do auxílio emergencial é permitida para ser realizada tanto para uma conta de terceiros quanto para uma conta com o mesmo CPF do beneficiário, portanto, as transferências devem ser realizadas por meio do App Caixa Tem. Pois nele a facilidade é melhor e você terá acesso direto ao saldo do seu benefício. Além de poder fazer transferências, você também poderá usar o saldo da conta digital para realizar pagamentos de boletos, facilitando assim o pagamento de suas contas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *