Categorias DestaqueDicas
| Em 3 meses atrás

Como participar do programa CNH Social?

Publicidade

Em 2011 foi lançado pelo Governo Federal um programa que ajuda muitos brasileiros de baixa renda a conseguirem uma permissão para dirigir que é o programa CNH Social. Depois que teve o lançamento, vários brasileiros já realizaram o sonho de ter uma CNH de forma grátis.

Por tanto para ter direito a esse benefício é necessário que a pessoa preencha alguns requisitos e além disso existe regras do programa, é importante lembrar que nem todos os estados oferecem esse programa social.

Publicidade

O interessado passará por um processo de seleção e de análise do perfil determinado pelo governo. O programa não inclui a renovação da CNH e será restrito à pessoas com passagem na polícia ou que cumpriram pena. Em breve o programa será expandido para todo Brasil.

O governo pode usar convênios para proporcionar a implantação do programa.

LEIA TAMBEM: Simulado do DETRAN saiba como fazer 2021–Conheça as vantagens

Os participantes do programa não vão se preocupar em pagar nenhum tipo de taxa para fazer testes e retestes nem exames como: exames psicológicos, taxa para obter a CNH, realização dos cursos teóricos, as aulas aplicadas em simulador de direção, nem as aulas teóricas.

Publicidade

Como funciona o programa CNH social

Para quem deseja possuir a carteira de habilitação, o programa CNH Social pode ser a saída. A CNH é a chance de muitos brasileiros de arrumar um emprego ou de conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho. Mas o processo de solicitação da CNH não é de graça, existe um custo e ele não é nem um pouco barato.

O programa CNH social oferece essa oportunidade para as pessoas que querem tirar sua primeira habilitação. Para isso, é necessário a comprovação que a família é de baixa renda.

As inscrições acontecem no início do ano, e vão até fevereiro. Os estados que disponibilizam esse programa são:

Paraíba, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

O benefício é apenas para quem vai tirar sua primeira carteira nacional de habilitação cnh social, não para quem deseja apenas trocar. Para as pessoas que sonham em tirar uma CNH esse benefício é de muita importância, visto que a cada ano sobe as taxas e valores para adquirir a habilitação.

Como faço para me inscrever na CNH gratuita?

As pessoas que desejam se inscrever no programa CNH social e que se encaixa nos requisitos exigidos devem entrar em contato com o órgão do site do DETRAN mais próximo, além do telefone que o programa CNH social disponibiliza para que os interessados possam ligar para saber mais sobre o programa. As inscrições para o programa são abertas duas vezes durante o ano. As inscrições também podem ser feitas no SEST/Senat.

Quando abre as inscrições para a CNH Social 2021?

As inscrições para 2021 acontecem no início do mês de janeiro e se encerram em fevereiro.

Independentemente de onde o interessado fará a inscrição para a seleção de 2021 serão solicitados os seguintes documentos:

  • O interessado deve estar com a carteira de trabalho
  • Os comprovantes de renda e residência
  • O RG e CPF
  • A certidão de nascimento ou casamento

Como faço para me inscrever no programa CNH Popular?

Os interessados em se cadastrar no projeto cidadão habilitado, terá que ser maior de 18 anos, no cadastro único terá que estar como dependente ou titular, é importante que o interessado saiba ler e escrever, não possuir passagem pela polícia e residir no Distrito Federal pelo menos há dois anos.

O que precisa para fazer a CNH Social?

Para fazer a CNH é preciso que o interessado tenha seja maior de 18 anos, ser do cadastro único, maior número de pessoas por família, ensino fundamental completo. Os documentos solicitados são:

O documento de identidade

Carteira de trabalho de todos da família

Comprovante de residência

Certidão de nascimento de todas as pessoas da família

Boletim escolar, caso o interessado seja estudante.

Quem tem direito a habilitação social?

Infelizmente nem todas as pessoas têm direito ao benefício da CNH social. Esse programa é voltado para as pessoas de baixa renda. Para ter o benefício concedido é preciso que o interessado comprove sua renda e que se enquadre nos requisitos de cidadão com baixa renda. As principais pessoas que podem se inscrever para ter direito ao benefício são:

  • Os interessados que recebem no máximo dois salário-mínimo, com comprovação
  • Aquelas que estão desempregadas a mais de um ano
  • Os interessados que estão estudando na rede pública e que apresentam notas boas nas disciplinas
  • Os interessados que apresentam necessidades especiais
  • Os ex presidiários
  • Os interessados que são agricultores
  • Os interessados que nunca assinaram sua carteira de trabalho
  • Os beneficiários do Bolsa família
  • E para as pessoas que não tem nenhum registro de infração de trânsito
  • E para os trabalhadores da área de transportes que querem realizar uma regularização diante da justiça.

 

 

Publicidade
Pedro

Este site utiliza cookies

Saiba Mais...