Descubra como consultar o saldo da nota fiscal

Publicidade

A nota fiscal é um documento emitido nas prestações de serviços e vendas, que pode ser obtido na versão física ou eletrônica. Além disso, existem tipos diferentes de notas fiscais de acordo com os seus objetivos. É possível consultar o saldo da nota fiscal de formas online diferente, por  exemplo, a Nota Fiscal Eletrônica de venda de produto (NF-e) pode ser acessada em um portal da Receita Federal especifico. 

Ademais, inserir o CPF na nota fiscal traz diversas vantagens que podem variar conforme o estado, como receber descontos que podem ser resgatados e trocados, de acordo com o que se estado estabelece, participação de sorteios, o contribuinte pode resgatar crédito via transferência bancária. Se você quer saber mais sobre consultar o saldo da nota fiscal e outras informações relevantes, continue lendo o artigo.

Publicidade

O que é Nota Fiscal?

A nota fiscal é um documento gerado na prestação de uma venda ou de um serviço por pessoas físicas, ou jurídicas, e tem a finalidade de registrar uma transação financeira.

Vantagens de inserir o CPF na nota fiscal

As vantagens de inserir o CPF na nota fiscal, variam conforme o estado do contribuinte, mas algumas delas são:

  • Você recebe descontos, que variam conforme o estado que você mora, em São Paulo, por exemplo, o desconto pode diminuir as NFs no IPVA no próximo ano;
  • Participação de sorteios mensais que variam de R$ 30.000 a R$ 1.000.000. Para participar basta se cadastrar no site da Sefaz;
  • O contribuinte pode receber um resgate via transferência bancária a cada seis meses de créditos acumulados, que equivale a cerca de 20% a 30% dos valores das compras efetuadas.

Como ver saldo nota fiscal?

Como mencionado acima, existem diferentes tipos de notas fiscais, que devem ser consultadas em locais específicos, abaixo vamos citar as principais e como consultar o saldo da nota fiscal.

Consultar o saldo da nota fiscal Paulista

  1. Entre no site da Secretaria da Fazenda;
  2. Informe seu CPF/CNPJ e sua senha. Em seguida toque em “Acessar”;
  3. Logo após, clique no período de emissão pretendido e toque em “Consultar”
  4. Visualize quanto de crédito foi acumulado, durante o período que você escolheu.

Consultar o saldo da nota fiscal consumidor eletrônica (NFC-e)

Para consultar o saldo da nota fiscal consumidor eletrônica é preciso entrar no portal da Secretaria de Estado da Fazenda de cada estado e buscar pela lista de serviço.

Publicidade

Consultar o saldo da nota fiscal eletrônica de produto (NF-e)

  1. Acesse o portal da Nota Fiscal Eletrônica, logo após clique em “Consultar NF-e”;
  2. Informe a chave de acesso que contém 44 dígitos, e é recebida com o DANFE;
  3. Valide o captcha e clique em “Continuar”;
  4. A nota será mostrada no site, mas se você quiser fazer download é preciso ter certificado digital, ou seja, é um documento eletrônico que identifica e envia uma assinatura digital. No fim da página, encontra-se ícones para realizar a impressão do documento.

Consultar o saldo da nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e)

Para consultar o saldo da nota fiscal de serviços eletrônica é necessário buscar no portal da prefeitura da sua cidade, pois é emitida por cada município.

Consultar o saldo da nota fiscal de conhecimento de transporte eletrônico (CT-e)

  1. Entre no portal do Conhecimento de Transporte Eletrônico e clique em “Consultar CT-e”;
  2. Informe a chave de acesso, valide o captcha e clique em “Continuar” para visualizar o documento.

Manifesto de documento Fiscal Eletrônico (MDF-e)

Para realizar a consulta desse documento é necessário entrar no Portal do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, logo após, a consulta pode ser efetuada com a chave de acesso.

Quanto tempo demora para cair o saldo da nota fiscal?

Normalmente, o prazo para cair o saldo da nota fiscal é de 15 dias úteis.

Como fazer para receber o dinheiro da nota fiscal?

O contribuinte pode receber o dinheiro da nota fiscal de formas diferentes, são elas:

  1. Através de solicitação de um depósito em conta poupança ou conta-corrente;
  2. Abatendo parcial ou integralmente o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, no ano seguinte.

Para solicitar o depósito em conta-corrente ou conta poupança, a pessoa física deve resgatar o valor mínimo de 25,00 reais. Para a pessoa física solicitar um abatimento no IPVA, deverá ser o dono do veículo.

A pessoa jurídica só pode solicitar o depósito se ocorrer em conta-corrente ou conta poupança própria, e se for resgatar um valor igual ou acima de 25,00 reais. Não há possibilidade de pessoa jurídica abater o IPVA.

Quem emite a Nota Fiscal?

Pessoas físicas que fornecem seus serviços e emitem nota fiscal, devem possuir inscrição no cadastro municipal. No entanto, esse processo não é obrigatório, podendo ser feito quando pedido pelo consumidor.

Ademais, as pessoas que tem CNPJ devem emitir notas fiscais relativas aos serviços prestados, seja para órgãos públicos ou para empresas. Mas, esses são relacionados ao Simples Nacional, e pagam uma taxa para o Governo Federal para ter direito a benefícios futuros.

Como realizar a emissão Nota Fiscal Eletrônica através da internet?

  • Para início do processo, realize o login no site da prefeitura do seu município e informe a senha e o seu CPF;
  • Ao entrar, clique em “outras informações”
  • Em seguida, toque em “Minha Empresa”, que deve ter a opção de NFS-e solicite autorização. Se surgir dúvidas basta clicar em “Informações Gerais”, localizada no menu principal.

O que é necessário para efetuar a emissão de NFS-e? 

A emissão de NF-e tradicional é padrão para todos os estados brasileiros, mas a nota fiscal de serviços seguem o padrão estabelecido por cada município.

 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *