Como funciona a carteira digital de trânsito? Confira

Anúncios

O aplicativo que está bastante em alta no mercado e usado por bastante motorista, a Carteira Digital de Trânsito (CDT), é um aplicativo que consiste em documentos duplos, entre eles a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital. Esse aplicativo tem o intuito de uma espécie de substituição da Carteira Nacional de Habilitação em papel. O outro documento é uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), também conhecido como documento do veículo. O aplicativo se encontra disponibilizando para as lojas Apple Store e Google Play, para qualquer região do Brasil. Por esse motivo, é importante saber todas as informações úteis sobre esse aplicativo.

Para que serve a carteira digital de trânsito?

Como vimos, as versões digitais do CNH e CRLV que podem oferecer benefícios e uma maior praticidade, além de possuir o mesmo valor jurídico que as versões em papel ou impressa. Esse aplicativo permite que os motoristas possam fazer o gerenciamento de seus documentos com mais facilidade e praticidade. Além disso, possui vinculação com outros aplicativos, como o Detran e podem ser visualizadas mesmo offline.

Anúncios

A Carteira Digital de Trânsito pode ser uma boa alternativa de aplicativo, uma vez que oferece uma maior praticidade e segurança. E, com ele, não precisa ter em mãos seus documentos como CNH ou CRLV em mãos, já que o próprio aplicativo disponibiliza essas funcionalidades. Dessa forma, você pode apresentar sua CNH usando o aplicativo e, além do mais, as chances de perder esses documentos são bem difíceis. 

Como fazer carteira digital de trânsito?

Como vimos, esse aplicativo pode oferecer uma grande vantagem e se você tem interesse de obter esse documento eletrônico, podemos dizer que são passos bem simples. Em primeiro lugar, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na loja do seu celular, disponível para Android (Google Play) e iOS (Apple Store). Após fazer o download do aplicativo, é só realizar o cadastro com os dados solicitados, inclusive um email que é de suma importância, visto que, a confirmação e confirmação do cadastro, será enviado no email cadastro.

Em seguida, basta fazer o login usando o aplicativo e, depois, clica em “adicionar documento”, dessa forma, você obterá a sua CNH Digital. Após todo esse processo, o aplicativo faz a “prova de vida”, por meio de um movimento realizando pelo solicitante da carteira digital. É preciso também, adicionar o número de telefone válido, depois, o aplicativo irá solicitar uma senha para o acesso ao aplicativo.

Como usar o aplicativo carteira digital de trânsito?

Para ter acesso ao aplicativo CDT, basta baixar, fazer o cadastro, criar uma senha e fazer login, de forma simples e rápida. A Carteira Digital de Trânsito se encontra disponível para uma variedade de estados do Brasil, exceto o Pará. Como dito, essa carteira de habilitação digital é válido juridicamente e oferece total segurança ao usuário, inclusive, é vinculado ao Detran e oferece acesso offline, o que facilita bastante, habilitação digital deve ser aceito por lei pelos órgãos fiscalizadores.

Anúncios

Além disso, para validar esses documentos usando o Certificado Digital é um processo bem simples e resolvido com total rapidez, além de oferecer total segurança ao usuário.

Como funciona?

Esse aplicativo pode oferecer a você duas versões virtuais de documentação, como a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, possuindo a mesma validade jurídica que o em papel. Quando você faz o registro e cadastro no aplicativo, você pode usar como uma forma de se identificar pessoal e o seu veículo, caso o agente de trânsito faça uma solicitação.

Não há necessidade de carregar a CNH em papel quando faz o cadastro do aplicativo, apenas ter o aplicativo e o celular em mãos é o suficiente para sua identificação. O aplicativo é totalmente gratuito, não há necessidade de pagamento ou se diriri até uma agência físico, todo processo é realizado de forma virtual, o que pode facilitar bastante e oferecer uma maior praticidade.

Como obter e usar?

Para obter a Carteira Digital de Trânsito é um processo bastante simples, como mencionamos anteriormente, basta fazer download do aplicativo na loja do seu celular, fazer o cadastro e criar uma senha de acesso ao aplicativo, totalmente de forma simples e rápida. Quando acessar o aplicativo, você deve realizar o cadastro de seus documentos pessoais, nesse caso, cadastrar a Carteira Nacional de Habilitação e CNH.

O aplicativo mostra uma cópia virtual desses documentos, de forma bem simples, que tem o principal intuito a identificação do indivíduo. Para a validação da veracidade do documento, é necessário a exibição de QR Code para o agente de trânsito validar o aplicativo CDT.

Quais são as vantagens para o cidadão?

Lembrando que a CDT não é obrigatório obter, mas vale destacar também que o aplicativo pode ser uma ótima alternativa, uma vez que oferece aos seus usuários uma maior praticidade para o acesso ao seu aplicativo. Além disso, oferece segurança e, em casos de imprevisto e esquecimento da Carteira Nacional de Habilitação, pode ser um alívio e uma alternativa bastante válida.

É de suma importância lembrar que em caso de direção sem está com a CNH pode acarretar multas, até perder pontos em sua carteira, o que torna outra grande vantagem, que raramente esquecemos do dispositivo móvel. Além de tudo, o motorista ainda conta com aplicativo as versões em PDF desses documentos, como uma cópia do original, só que com validades e autenticidade em cartório. 

Anúncios

É possível ter mais de uma CDT registrada no mesmo celular?

É de suma importância destacar que, o aplicativo não disponibiliza mais de um documento registrado, ou seja, a Carteira Digital de Trânsito, apenas disponibiliza espaços para apenas uma Carteira Nacional de Habilitação e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Lembrando que o mesmo fato ocorre no dispositivo móvel, o que quer dizer que a CDT é apenas vinculada a um telefone móvel por vez. Para entendimento melhor, quando o usuário faz o registro na CDT em outro aparelho, de forma automático os dados do anterior some, ou seja, não mais a exibição de seus documentos no dispositivo anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *