Cartão do SUS digital: Veja como solicitar o seu

Anúncios

Todos nós sabemos que aqui no Brasil a população conta com o atendimento médico gratuito através do SUS, (Sistema Único de Saúde). Mas, acredito que poucas pessoas sabem que o governo criou um aplicativo que auxilia as pessoas a saberem o seu número de identificação e muitas outras informações. Este aplicativo está ativo desde 2015 e todas as informações do paciente ficam armazenadas nesse aplicativo chamado Cartão do SUS Digital.

Cartão Nacional de Saúde (CNS)

Com o intuito de unificar o sistema de saúde pública e criar um banco de dados com informações sobre o paciente foi desenvolvido o Cartão Nacional de Saúde (SUS). É muito importante que todas as pessoas tenham esse cartão, visto que o atendimento emergencial é realizado após a apresentação dele. As clínicas e planos de saúde também exigem a apresentação do Cartão do SUS.

Anúncios

O que é cartão SUS?

O aplicativo Cartão do SUS Digital ajuda as pessoas que usam o sistema de saúde a acelerar o processo de agendamento médico, como exames. Além de tudo, ele possibilita a verificação rápida das informações básicas do paciente, como a pressão sanguínea, e a evolução das taxas de glicemia, e muitas outras informações. As pessoas podem baixar o aplicativo de forma gratuita e está disponível para smartphones Android no Play Store e para iOS na Apple Store.

Para que serve o cartão?

O usuário também pode acessar o aplicativo para obter informações relevantes do seu estado de saúde. Por meio dele também o usuário também pode verificar:

  • O usuário pode acessar Informações como, por exemplo, se tem alguma alergia;
  • O usuário pode avisar se faz uso contínuo de algum medicamento;
  • O usuário pode acessar Informações e adicionar contato de emergência; 
  • O usuário pode acessar informações compartilhadas com médicos que estão acompanhando seu caso.

O que possibilita estabelecer um diagnóstico mais preciso e disponibilizar um tratamento eficaz com base nas informações.

Como funciona o Cartão SUS digital?

Os brasileiros que possuem CPF válido possuem o número do Cartão Nacional de Saúde, já que a base de informações está incorporada com a Receita Federal. Através do Cartão do SUS é possível identificar de forma única o usuário do sistema de saúde. Dessa forma, é possível reunir todas as informações dos atendimentos que foram realizados.

Anúncios

Como baixar?

As pessoas que possuem celular Android, devem seguir esses passos:

  • Primeiramente vá até o Play Store
  • Em seguida digite o nome “Meu digiSUS”. O aplicativo é disponibilizado pelo DATASUS-Ministério da Saúde
  • Por fim, basta clicar em instalar.
  • Ao acessar o aplicativo realize um cadastro informando seus dados pessoais. Caso seu celular seja um iPhone, você deve acessar o App Store e seguir os mesmos passos.

Como imprimir o cartão do SUS?

Para as pessoas que desejam ter o cartão físico, basta seguir o passo a passo para imprimir o cartão:

Primeiro o interessado deve acessar o Portal do Cidadão

Em seguida preencher os dados

Ao preencher os dados será gerado um protocolo. O interessado deve imprimir e guardar.

Vale enfatizar que o cartão virtual do SUS só pode ser emitido pela internet quando o cidadão já tiver feito o cartão físico.

As pessoas que ainda não possuem o cartão físico do SUS, saiba que só é possível fazer de forma presencial. Porém, a pessoa precisa se dirigir até um estabelecimento de saúde ou posto de saúde mais próximo portando seus documentos pessoais como, CPF, RG, certidão de nascimento e comprovante de endereço.

É importante lembrar que, para obter o cartão do SUS digital através da internet é preciso se cadastrar no site do Governo Federal, as pessoas interessadas podem acessar o link.

Como obter cartão do SUS pela internet

O processo para fazer o cartão do SUS pela internet é simples e não tem burocracia, mas é recomendado que o mesmo seja feito através de um computador. Veja o passo a passo:

  • Primeiramente o interessado deve acessar o site Oficial do ConecteSUS no navegador que preferir;
  • Após abrir a página, o interessado vai clicar em “entrar”
  • Agora faça o login com seu cadastro no Portal “gov.br”. Se não tiver esse cadastro, crie uma nova conta;
  • Na nova página verifique as informações que o ConecteSUS poderá acessar e, se tudo estiver de acordo, basta clicar em “Autorizar” para continuar;
  • Já na página principal do “ConecteSUS” o interessado deve clicar no símbolo amarelo do cartão que irá aparecer na parte de baixo da tela;
  • Com o cartão exposto no navegador, o interessado deve clicar no ícone que fica no canto superior da tela para realizar seu download do cartão. O artigo virá no formato “png”;

Na mesma página da etapa anterior, o interessado pode também visualizar o código QR do seu cartão.

Por fim! Basta imprimi-lo se desejar.

Anúncios

Emitir cartão virtual do SUS pelo App

Para emitir o cartão do SUS digital através do aplicativo é simples e não tem complicações, para isso é necessário seguir os seguintes passos:

  • Primeiramente o interessado deve baixar o aplicativo ConecteSUS;
  • Em seguida na tela inicial, o interessado deve clicar em “Começar”
  • Logo após, o interessado deve escolher  botão “Entrar”;
  • Agora insira seu CPF e senha do acesso Gov,br;
  • Se o interessado não possuir a conta, deve clicar em “Criar conta”;
  • O interessado deve aceitar todos os termos de uso para acessar o aplicativo;
  • Assim que acessar o aplicativo, o interessado vai dá de cara com um botão laranja, no canto inferior direito da tela, então, o mesmo vai clicar nele;
  • O cartão do SUS digital irá aparecer na tela, então, é só clicar em “fazer Download” que está representado por uma flecha apontada para cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *