Calendário FGTS Emergencial – Vai ter saque em 2021?

Anúncios

O Governo Federal aprovou no ano passado o método de saque de emergência do FGTS por meio das Medidas Provisórias nº 946 em 7 de abril de 2020. Dessa forma, cada correntista do Fundo Garantidor de Tempo de Serviço poderia sacar no máximo um salário mínimo (1.045 reais à época). Existe o desejo de fazer o mesmo este ano, se você que ver o Calendário FGTS Emergencial continue a leitura do nosso artigo.

Sobre o FGTS

O saque do fgts emergencial surgiu quando a primeira onda da pandemia Covid-19 surgiu no ano passado. O governo brasileiro emitiu 37,8 bilhões de reais para mais de 60 milhões de trabalhadores. Que podia ser obtido por meio do saque seguindo o Calendário FGTS Emergencial.

Anúncios

O governo planeja relançar as medidas tomadas em 2020 para amenizar os impactos causados pela pandemia na vida de todos os brasileiros. Uma das medidas entrou em vigor e a nova rodada de auxílio emergencial começou a pagar o primeiro pagamento no dia 6 de abril. Estima-se que aproximadamente 45 milhões de pessoas serão beneficiadas com a segunda versão do programa.

Os saques emergenciais do FGTS foram capazes de beneficiar mais de 60 milhões de pessoas no ano passado, que sacaram R$ 1.045,00 (o salário mínimo do ano) de contas ativas e inativas. Ainda não há nada definido se o governo vai fazer o mesmo que fez ano passado com o Calendário FGTS Emergencial em 2021, a nova versão do plano ainda não tem definição. No entanto, não faltam especulações de que o FGTS vai liberar uma nova rodada de saques, com as mesmas regras do ano passado.

O presidente Jair Bolsonaro (sem filiação partidária), em abril de 2020, anunciou o lançamento do fgts emergencial, que começou em 29 de junho de 2020 e estará à disposição dos trabalhadores até 31 de dezembro deste mesmo ano. Todos os brasileiros com saldo na conta do FGTS poderiam sacar dinheiro disponível com urgência.

Os trabalhadores que pretendiam sacar os fundos precisavam seguir o Calendário FGTS Emergencial, que foi emitido com base no mês de nascimento do beneficiário. Para ter acesso ao valor liberado, o pessoal deve fazer o download e se cadastrar no app Caixa Tem. No aplicativo, eles podem movimentar o saldo armazenado na Poupança Social Digital. A partir daí, a retirada teve validade até 31 de dezembro, quando a medida deixou de vigorar. Os valores não utilizados foram devolvidos à conta do Fundo de Garantia de Origem.

Anúncios

Quem tem direito ao FGTS?

Todos os trabalhadores brasileiros que atenderem a alguma das seguintes condições têm direito ao FGTS:

  • Atletas profissionais;
  • Trabalhadores autônomos (contratados por sindicato, sem vínculo empregatício, mas prestam serviços para múltiplas empresas);
  • Trabalhadores contratados cobertos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
  • Trabalhadores domésticos;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores temporários (contratados regularmente para prestação de serviços);
  • Trabalhadores intermitentes (emprego sem jornada de trabalho ou salário fixo, rendimento da jornada de trabalho);
  • Safreiros (trabalhadores rurais trabalhando somente na safra).

Diretores não contratantes também podem ser incluídos nesta lista, mas depende da decisão da empresa contratante.

Vai ter saque emergencial do FGTS 2021?

Até agora, não se sabe se o fgts emergencial será liberado. De acordo com a equipe econômica, a definição só entrará em vigor depois que o atendimento emergencial estiver previsto para ser finalmente concedido em julho. Se aprovado, o valor liberado será sempre o mesmo do salário mínimo em vigor, que atualmente é de R$ 1.100,00. Para sacar o dinheiro, os cidadãos devem ter o mesmo valor em uma conta ativa ou uma conta inativa. É importante observar que cada histórico de trabalho pode ter um número x, desde que correspondam a média do piso nacional.

Qual é o Calendário FGTS Emergencial?

De acordo com as informações da Caixa, o calendário é o seguinte: , fim dos saques, 

  • Janeiro: início dos saques, 4 de janeiro de 2021, fim dos saques, 31 de março de 2021;
  • Fevereiro: início dos saques, 1º de fevereiro de 2021, fim dos saques, 30 de abril de 2021;
  • Março: início dos saques,1º de março de 2021, fim dos saques, 31 de maio de 2021;
  • Abril: início dos saques, 1º de abril de 2021, fim dos saques, 30 de junho de 2021;
  • Maio: início dos saques, 3 de maio de 2021, fim dos saques, 31 de julho de 2021;
  • Junho: início dos saques, 1º de junho de 2021, fim dos saques, 31 de agosto de 2021;
  • Julho: início dos saques, 1º de julho de 2021, fim dos saques, 30 de setembro de 2021;
  • Agosto: início dos saques, 2 de agosto de 2021, fim dos saques, 31 de outubro de 2021;
  • Setembro: início dos saques, 1º de setembro de 2021, fim dos saques, 30 de novembro de 2021;
  • Outubro: início dos saques, 1º de outubro de 2021, fim dos saques, 31 de dezembro de 2021;
  • Novembro: início dos saques, 1º de novembro de 2021, fim dos saques, 31 de janeiro de 2022;
  • Dezembro: início dos saques, 1º de dezembro de 2021, fim dos saques, 28 de fevereiro de 2022.

Quando será liberado o FGTS 2021?

Como já mencionamos neste artigo, ainda não há nada definido até o presente momento da liberação do FGTS 2021. o que se tem de concreto é o desejo do governo de tomar as mesmas medidas tomadas no ano passado em relação ao saque emergencial do FGTS, mas isso ainda não é certo, embora tenhamos as informações do Calendário FGTS Emergencial que apresentamos acima.

Como funciona o saque aniversário do FGTS 2021?

A modalidade de saque aniversário permite que o trabalhador resgate a cada ano, uma parte do saldo que faz parte do seu FGTS no mês de aniversário. Observe que este método não é obrigatório e os cidadãos interessados ​​precisam solicitar uma escolha.

Vale lembrar que uma vez que você optou pelo saque aniversário, ainda pode cancelar o pedido, mas não é recomendado, pois o trabalhador que escolher esta modalidade e cancelar o pedido após isso, ficará por dois anos sem direito a sacar o FGTS se for dispensado sem justa causa. Além disso, como o saque aniversário permite que parte dos fundos seja liberada todos os anos, os pagamentos nos casos de demissões serão suspensos.

Anúncios

Quem recebe auxílio emergencial pode receber FGTS emergencial?

É possível sim, os beneficiários do Auxílio Emergencial, poderão sacar o FGTS Emergencial ao mesmo tempo, o mesmo acontece para os que recebem benefício da previdência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *