Aplicativo Meu INSS: Como consultar o benefício

Anúncios

Entre os canais de contato virtual mais acessados por pensionistas e aposentados, se encontra o aplicativo Meu INSS. Com ele, você tem uma maior facilidade de comunicação e pode ter acessa a diversos recursos disponíveis em agências. Com o aplicativo, os pensionistas ou aposentados podem obter uma maior economia do seu tempo, possuir informações de forma prática e rápida sem precisar se dirigir até uma agência física. Inclusive, o intuito do INSS é otimizar o atendimento, contendo mais informações por meio de processos digitais de serviços. No entanto, algumas pessoas possuem dúvidas em relação ao aplicativo Meu INSS, neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma plataforma virtual que tem o objetivo de facilitar a vida de muitos brasileiros, já que oferece uma variedade de serviços de forma virtual, sem a necessidade de se dirigir até uma agência física. O aplicativo Meu INSS foi desenvolvido como uma solução para redução de filas em agências físicas e tornar as informações relacionados ao seu benefício mais acessíveis. 

Anúncios

Além disso, com o aplicativo Meu INSS o segurado tem acesso a diversos recursos que podem ser vantajosos, como fazer simulação de aposentadoria, realizar agendamento de perícias, verificar processo de solicitação, fazer consulta a extrato e muito mias. Sendo assim, a plataforma permite que os usuários possam acessar o Meu INSS por meio do aplicativo, disponível para os dispositivos móveis do sistema Android e iOS, assim como permite que você tenha acesso ao INSS por meio da página oficial meu.inss.gov.br, tudo de forma simples e rápida. 

Recursos disponíveis no aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS disponibiliza para os seus usuários alguns recursos bem interessantes que podem ser realizados de forma virtual, como consultar os processos ou extratos, bem como atualização de cadastro e os agendamentos. Confira quais o recursos disponíveis no aplicativo INSS a seguir.

Consulta de Extratos

Os segurados podem fazer consultas ao extrato previdenciário CNIS, o aplicativo ainda permite que os usuários possam imprimir os extratos de IR (Imposto de Renda) e os extratos do crédito consignado. Para os interessados em adquirir um novo crédito, verificar a margem consignável disponibilizada ou declarar o Imposto de Renda de um empréstimo anterior, é importante saber sobre essas informações financeiras.

Atualização de cadastro

É de suma importância que os segurados mantenham os dados cadastrais do INSS em dias, para evitar bloqueios do benefício ou problemas futuros. Por esse motivo, é fundamental verificar as suas informações e dados pessoais, relacionado ao contato endereço. Caso tenha alterado alguma informação pessoal, é necessário entrar em contato com INSS de forma imediata informando a alteração. 

Anúncios

Sendo assim, todas essas informações pessoais podem ser feitas diretamente por meio do aplicativo Meu INSS. Se necessitar mostrar algum documento ou comprovante, é preciso que o segurado se encaminhe até uma agência física mais próxima do seu local.

Solicitar agendamento

Uma boa vantagem do aplicativo, é a solicitação de agendamentos e requirimentos, que podem ser solicitados diretamente no aplicativo Meu INSS, facilitando e agilizando o processo de atendimento. Antes de ter acesso ao aplicativo ou a página do INSS, você deve ter alguns dados em mãos, que incluem o NIS (Número de Identificação Social. Dessa forma, quando solicitar o agendamento você deve informar o seu NIS.

Outros recursos

Além dos recursos citados, o aplicativo Meu INSS oferece aos aposentados e pensionistas outros recursos bastantes interessantes e podem ser bem vantajosos para muitos. Sendo assim, os segurados podem estar realizando consultas ou solicitação relacionados à:

  • Agendamento perícia.
  • Agendamentos.
  • Aposentadoria Urbana.
  • Carta de concessão.
  • Consulta Declaração – Consta/Nada Consta.
  • Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29.
  • DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual.
  • Encontrar agência.
  • Histórico de crédito de benefício.
  • Resultado de perícia médica.
  • Salário Maternidade.
  • Simulação de tempo de contribuição.

Como baixar o aplicativo Meu INSS?

O aplicativo Meu INSS está disponível para os celulares Android e iOS. Para realziar o download do aplicativo, você deve acessar a loja do seu dispositivo, neste caso, a Apple Store ou Google Play. Em seguida, é necessário digitar “Meu INSS”, selecionar o aplicativo Meu INSS e clicar em instalar, aguarda a instalação e pronto. 

Lembrando que o aplicativo Meu INSS é totalmente grátis e pode ser usado para os que são pensionistas ou aposentados. Além disso, o aplicativo também está disponível para quem não é segurado INSS, nesse caso, os usuários podem acessar alguns serviços do aplicativo, como realizar agendamentos.

Passo a passo para acessar o Meu INSS

O primeiro passo é baixar o aplicativo na loja do seu dispositivo móvel. Além do aplicativo, é possível acessar o INSS por meio da página, mas é necessário fazer o cadastro. Veja o passo a passo para cessar o Meu INSS:

  1. Acesse a página do Meu INSS ou baixe o aplicativo e seleciona a opção “cadastrar senha”.
  2. Insira seus dados, nome completo, CPF, telefone e email.
  3. Selecione “não sou um robô” e concorde com os termos de uso e a política de privacidade.
  4. Responda às perguntas e seleciona “continuar”.
  5. Faça o preenchimento de suas informações relacionada a sua Previdência, faixa salarial e se já recebeu alguma categoria de benefício previdenciário.
  6. Cria sua senha.
  7. Selecione a alternativa “entrar com gov.br”.
  8. Digite o CPF e senha, e aceite os termos de uso.
  9. Pronto! Agora você será redirecionado para os serviços do Meu INSS.

Cadastro no Meu INSS pelas instituições bancárias

O cadastro do Meu INSS pode ser feito por meio do Internet Banking de algumas instituições bancária. Confira a lista dos bancos que são credenciados e podem fornecer aos aposentados e pensionistas, acesso ao Meu INSS. 

Banco do Brasil

Acessa a página do banco. Seleciona “Serviços”. Clica em “Previdência Social” e seleciona a opção “Senha meu INSS > NAI”.

Banese

Acessa o Internet Banking do banco, seleciona “Serviços” e, em seguida, “Gerar Senha Meu INSS-NAI.”

Banrisul

Acesse a página do banco, selecione a alternativa “Menu Serviços”, depois, seleciona “Criar Código INSS”.

Bradesco

Acessa a página do banco, seleciona “Outros Serviços” e, depois, “Documentos”. Em seguida, seleciona “INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).

Itaú

Acessa a página do banco, seleciona “Previdência e INSS” e, em seguida, cadastre a senha para acessar o INSS. 

Caixa Econômica Federal

Acessa a página do banco, seleciona “Serviço ao Cidadão” e, em seguida, você deve gerar o código INSS.

Sicoob

Acesse a página do Siccob e seleciona “Outros opções, depois, “Previdência Social” e, em seguida, seleciona a opção senha.

Anúncios

Santander

Acesse a página do banco, seleciona “Outros Produtos e, em seguida, “Demais Serviços” e, por fim, clique em NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *